Publicidade
Cotidiano
EDUCAÇÃO

Em protesto, servidores de Iranduba cobram pagamentos do Fundeb

Manifestação ocorreu na manhã desta segunda-feira (16) e reuniu pelo menos mil servidores da Educação 16/10/2017 às 15:30 - Atualizado em 16/10/2017 às 16:43
Show iranduba
Foto: Divulgação
Oswaldo Neto Manaus (AM)

Pelo menos mil professores e técnicos administrativos realizaram uma manifestação nas ruas do município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus) na manhã desta segunda-feira (16). Os servidores cobram o pagamento referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2016.

A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam). De acordo com a vice-presidente da entidade no município, Marcília Pizzano, o dinheiro do fundo foi depositado pelo Governo Federal na conta da prefeitura de Iranduba no dia 10 de julho, mas nunca foi repassado aos servidores.

“Por conta disso, nosso advogado está tomando providências pra entrar com um mandado de segurança. Queremos esse repasse em até 72 horas. É um direito dos trabalhadores e é inadmissível não termos uma resposta sobre esse dinheiro”, declarou Pizzano.

Após o protesto, onde os trabalhadores cobravam da prefeitura os investimentos por meio de faixas e cartazes, eles se deslocaram até a sede da Câmara Municipal para obter esclarecimentos sobre os pagamentos.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Iranduba sobre os pagamentos, mas não obteve sucesso até a publicação desta matéria. A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) também foi procurada e a reportagem aguarda um posicionamento sobre as reivindicações dos servidores.