Publicidade
Cotidiano
Notícias

Emoção na festa de nascimento do fundador do boi bumbá Garantido

Nem mesmo a ressaca das festas de fim de ano, impediu a presença dos torcedores que lotaram o “Santuário do boi Garantido” 02/01/2013 às 23:56
Show 1
A festa, que contou com show de Israel Paulain
Jonas Santos Parintins (AM)

Os familiares de Lindolfo Monteverde, criador do Garantido, comandaram na noite desta quarta-feira (02) a festa de nascimento do fundador, no antigo curral da Baixa do São José. Crianças da comunidade encenaram a peça teatral “o sonho de Lindolfo”. Mestre Monteverde morreu em 1979. Na data desta quarta completaria 111 anos de idade.  A festa, que contou com show de Israel Paulain, abriu oficialmente as comemorações do Centenário do bumbá, neste ano.

“Cantar neste curral é sempre uma emoção. Aqui que tudo começou, aqui que nasceu o Garantido”, falou o apresentador que levantou o público, quando cantou a toada “festa da raça”, de Chico da Silva, que em um dos seus versos diz que a festa é mais intensa no curral do Garantido. Israel cantou antigas toadas que marcou a vida de muitos torcedores, quando os ensaios eram realizados no santuário do boi.

A presidente da Associação Lindolfo Monteverde, e neta do fundador, Cleomara Monteverde, disse que a família do criador estava muito feliz com a homenagem dos torcedores que foram a Baixa na noite desta quarta-feira. “Aqui dentro deste curral esta o sonho e a realização do meu avô”, disse. Na encenação teatral meninos e meninas da Baixa contaram como se passou a criação do Garantido.

As últimas festas no antigo terreno, que abrigava a casa do mestre Lindolfo, aconteceram até o final dos anos 90, quando o boi se mudou para a Cidade Garantido, devido ao espaço que ficara pequeno para receber o público.