Publicidade
Cotidiano
Notícias

Enade registra abstenção de 20,1%

Ao todo, 118.056 alunos faltaram no dia do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) realizado no último domingo (25). Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) vai analisar todos os casos de estudantes que faltaram ao exame. 26/11/2012 às 18:45
Show 1
Mais de 587 mil estudantes de universidades de todo o País participariam do Enade 2012, neste domingo (25)
Heloisa Cristaldo/Agência Brasil Brasília (DF)

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado domingo (25), registrou abstenção de 20,1% dos alunos. Em todo país, participaram 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Ao todo, 118.056 alunos faltaram à prova.

Neste ano, foram avaliados concluintes dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também passam pela avaliação. As áreas analisadas mudam a cada ano.

O curso com maior índice de abstenção foi o de tecnologia em marketing, com 31%. Psicologia teve o menor número de faltosos: 11,2%. Em seguida, vieram os cursos de direito e secretariado executivo, ambos com 15,4% de alunos ausentes.
 
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação do exame, as provas foram realizadas com tranquilidade em todo o Brasil.

Campo Grande registrou a única ocorrência: faltou luz na  Universidade Anhanguera (Uniderp) na hora da prova. Dos estudantes inscritos no local, 1.779 fizeram a prova e 126 assinaram a lista de presença, sendo liberados do exame. Segundo o Inep, nesse caso, a assinatura da lista de presença garante aos alunos o recebimento do diploma. O Enade é um componente curricular da graduação, por isso, quem não faz a prova fica com uma pendência e não consegue colar grau.

Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) vai analisar todos os casos de estudantes que faltaram ao exame e que, por isso, estão em situação irregular. O mais comum é o estudante ter que esperar pela próxima aplicação do Enade, no ano seguinte, e participar da prova para então poder receber o diploma.

As provas e os gabaritos do Enade 2012 devem ser publicados no site do Inep na próxima quarta-feira (28). O resultado final do exame será divulgado até 25 de dezembro.