Publicidade
Cotidiano
Notícias

Estudantes do Ensino Médio criam empresas e expõem produtos em feira

Entre os produtos que estarão expostos terá porta-retratos, chaveiros, bijuterias, miniaturas em biscuit, velas aromáticas, quebra-cabeças, sabonetes, entre outros 16/10/2015 às 14:15
Show 1
A feira ocorre hoje e amanhã (16 e 17), no primeiro piso do Plaza Shopping, de 10h às 22h
acritica.com Manaus (AM)

A ONG Junior Achievement, em parceria com o Manaus Plaza Shopping, promove nesta sexta-feira e sábado (16 e 17), a Feira de Miniempresa, com exposição e venda de produtos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio de oito escolas de Manaus, participantes do programa de capacitação de jovens empreendedores. A feira acontece no primeiro piso do centro de compras, de 10h às 22h.

Entre os produtos que estarão expostos terá porta-retratos, chaveiros, bijuterias, miniaturas em biscuit, velas aromáticas, quebra-cabeças, sabonetes, entre outros. De acordo com a gerente executiva da Junior Achievement, Nayara Cruz, a proposta da iniciativa é incentivar o empreendedorismo, ainda na escola, para contribuir na formação de jovens capazes de administrar negócios de sucesso.

No programa de capacitação, os jovens são acompanhados por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Os estudantes aprendem, durante 15 semanas, conceitos de mercado, comercialização e produção.

Nayara explica que o programa oferece aos alunos noções de fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. “A feira permite que os alunos coloquem em prática conceitos de empreendedorismo. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de testar as estratégias de venda dos produtos que eles criaram”, ressalta.

Segundo Nayara, os estudantes que participam desse treinamento saem com uma visão ampliada do mercado e sabendo que há possibilidades de investir no próprio negócio. “Participar do projeto não significa que todos os alunos vão querer se tornar donos do próprio negócio, mas essa é uma possibilidade e eles precisam conhecer”, enfatiza.

Ao todo, participaram da capacitação 250 alunos, das escolas estaduais Márcio Nery, Adelaide Tavares de Macêdo e Maria Amélia Espírito Santo, Pró Menor Dom Bosco, unidades Senai Antonio Simões e  Waldemiro Lustoza,  Colégio Santa Dorotéia e Centro Educacional Casemiro de Abreu.

Sobre a Junior Achievement

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente, atua em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal. Trata-se de uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

*Com informações da assessoria de imprensa