Publicidade
Cotidiano
Notícias

Estudo da Universia indica o que Enem mais cobra em matemática

De acordo com o levantamento da rede, as estatísticas mostram que geometria, cálculo simples, interpretação de gráficos, porcentagem e probabilidade figuram entre as principais cobranças 31/05/2012 às 14:45
Show 1
Os candidatos podem consultar seu local de suas provas pelo endereço eletrônico da Consulplan ou no site do Crea
acritica.com São Paulo

Para auxiliar aos estudantes em sua preparação para o Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio), a Universia Brasil, a maior rede ibero-americana de colaboração universitária, presente em 23 países, completa em 2012 dez anos de atividade Brasil, analisou todas as 13 edições da avaliação - de 1998 a 2011 - e preparou uma lista com os assuntos mais demandados nas provas de matemática.

Conforme levantamento da rede, as estatísticas mostram que geometria, cálculo simples, interpretação de gráficos, porcentagem e probabilidade figuram entre as principais cobranças.

De acordo com Ricardo Fasti, diretor da Universia Brasil, esse levantamento organizado pela rede serve para auxiliar o aluno na hora de estudar. “Hoje o Enem é fundamental para a entrada nas principais universidades do Brasil. Assim, o objetivo da Universia é fornecer dados para que o estudante crie um roteiro de estudos e se prepare da melhor forma para essa importante avaliação”, diz ele.

A Universia também coletou os comentários do professor do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante, Rodolfo Borges, sobre o tema: “As provas de matemática do Enem demandam muita interpretação, leitura e, por isso, são cansativas. Porém, é um exame que não pede muito conteúdo, cujas questões podem facilmente ser resolvidas em até 4 minutos. Raras são aquelas em que o aluno gasta mais do que isso.”

Confira, por ordem de incidência, os assuntos mais pedidos na prova de matemática do Enem, de 1998 a 2011:

1 ° lugar - Geometria

2° lugar - Cálculo simples.

3° lugar - Interpretação

4° lugar - Porcentagem

5° lugar - Probabilidade

6° lugar - Equações e problemas

Além do estudo sobre matemática, a Universia também já divulgou o que mais cai na prova de português e linguagens e quais os 10 temas prováveis que podem ser cobrados na redação de 2012. Para ler todo o material que a rede preparou sobre o Enem, basta acessar o link http://noticias.universia.com.br/tag/enem-2012/