Publicidade
Cotidiano
Cotidiano, Astronomia, Ciência e Tecnologia, Ciência Espacial, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica , INPE, ITA, Foguetes

Evento científico aproxima jovens da tecnologia aeroespacial

Participantes foram selecionados de acordo com o desempenho nas questões de Astronáutica da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) desse ano 16/11/2012 às 13:39
Show 1
Demonstração de lançamento de foguetes de garrafa PET
acritica.com Manaus

Em torno de 100 alunos e professores de diversos estados do Brasil terão a oportunidade de aprender ciência espacial com pesquisadores, engenheiros e astrônomos. Eles vão participar da oitava Jornada Espacial, entre os dias 18 e 24 de novembro. Os estudantes conhecerão de perto o Polo de Tecnologia Aeroespacial de São José dos Campos (SP) e ainda irão interagir com quem entende do assunto.

Os jovens foram selecionados de acordo com o desempenho nas questões de Astronáutica da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) desse ano. Aproximadamente 800 mil estudantes, de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todo o país, participaram da OBA.

Durante a Jornada Espacial, os alunos participarão de oficinas didáticas, visitarão as instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Embraer e ainda assistirão a palestras sobre astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações.

Dentre os palestrantes, estarão o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, além de especialistas do Inpe, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e com o coordenador da OBA.

Serão visitadas também as instalações da TV Vanguarda, onde será explicado como acontece o processo de transmissão via satélite. Os participantes da Jornada Espacial ainda irão conhecer o Laboratório de Integração e Testes (LIT), o Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o ITA.

Os participantes também vão aprender nas oficinas a interpretar imagens de satélites e a construir e lançar foguetes de garrafas PET. E no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), vão ter a oportunidade de conhecer vários foguetes de sondagem nacionais, , Foguetesalém da maquete, em tamanho real, do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).

De acordo com José Bezerra Pessoa Filho, engenheiro aeroespacial do IAE, a jornada permitirá mostrar a representantes de várias esferas da sociedade brasileira, o esforço que vem sendo feito no setor aeroespacial.

“Muitos não sabem que o Brasil possui vasto conhecimento nesse segmento e que pretende alavancar, ainda mais, o desenvolvimento científico tecnológico”, enfatiza.

A experiência de anos anteriores mostra que os jovens ficam maravilhados com o que veem. 

“Temos casos de formandos da primeira turma de engenharia espacial do ITA que fizeram sua opção profissional após participarem da Jornada Espacial.  E os professores que acompanham os estudantes também vivem uma experiência única, uma vez que fazem uso do conhecimento obtido para enriquecerem o conteúdo de suas aulas e assim motivarem, ainda mais, seus alunos a desbravarem novos caminhos”, reforça Bezerra.

Premiação
A Fundação Estudar irá distribuir seis bolsas de estudo. Cada uma dará direito a um curso de inglês, a orientações de profissionais especializados em carreiras, além de um notebook. 

Organização
A Jornada Espacial é uma iniciativa de várias instituições: AEB, DCTA, Inpe e OBA. O evento conta ainda com o apoio da Fundação Estudar, da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), da  TV Vanguarda, do Colégio Embraer Juarez Wanderley e da  Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP), por meio da sua Secretaria Municipal de Educação.

Para quem deseja participar de eventos ligados às ciências espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá suas inscrições a partir de janeiro. A prova acontecerá no dia 10 de maio de 2013. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participarem das Jornadas Espacial, Foguetes e do Space Camp (Acampamento Espacial).