Publicidade
Cotidiano
Notícias

Eventos religiosos têm itinerário alterado

A procissão de Corpus Christi e a Marcha para Jesus, realizadas tradicionalmente nas vias da zona central de Manaus, sofrerão alteração de itinerários por conseqüência das mudanças no trânsito provocadas pela enchente do rio Negro 06/06/2012 às 18:30
Show 1
Procissão Corpus Christi 2
acritica.com Manaus

A procissão de Corpus Christi e a Marcha para Jesus, realizadas tradicionalmente nas vias da zona central de Manaus, sofrerão alteração de itinerários por conseqüência das mudanças no trânsito provocadas pela enchente do rio Negro. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito (Manaustrans) vai acompanhar os dois eventos religiosos, realizados respectivamente nos dias 7 e 9, coordenando o tráfego em todos os trajetos.

Mesmo com o Decreto Municipal, publicado no dia 31 de maio, que restringe manifestações culturais e religiosas, caminhadas e passeatas na zona central atingida pela enchente, os dois eventos receberam a autorização da Prefeitura de Manaus porque as solicitações foram enviadas antes da publicação do decreto. No entanto, a permissão de acordo com o Manaustrans, está vinculada a alteração de itinerários da procissão e da marcha.

*Corpus Christi*

A procissão terá concentração a partir das 16h30 desta quinta-feira, na Igreja da Matriz. Após sair da Catedral, percorrerá o seguinte itinerário: Rua Joaquim Sarmento, Rua José Clemente, Eduardo Ribeiro. No término, haverá a Missa Campal Av. Eduardo Ribeiro, no trecho entre a Sete de Setembro e Saldanha Marinho.

O Manaustrans terá um efetivo de 35 agentes de trânsito para acompanhar o evento. Durante a procissão, haverá as seguintes intervenções: a rua Joaquim Sarmento ficará totalmente interditada; a av. Eduardo Ribeiro ficará interditada no trecho entre a Sete de Setembro e 10 de Julho; o tabajara da rua Lobo D’Almada com rua José Clemente será retirado para possibilitar a saída de veículos da área central; a rua José Clemente ficará interditada entre a avenida Eduardo Ribeiro e a rua Lobo D’Almada; a rua 24 de Maio ficará interditada entre a Lobo D’Almada e Eduardo Ribeiro; a rua Saldanha Marinho ficará interditada entre a rua Barroso e a rua Joaquim Sarmento.

Durante o início da procissão, a Avenida Sete de Setembro será interditada no cruzamento com a rua da Instalação até que os fiéis atravessem a via e se acomodem na Joaquim Sarmento.

*Marcha para Jesus*

A concentração do evento que reúne igrejas evangélicas será realizada a partir das 12 horas na Rua Japurá, trecho entre as Ruas Ferreira Pena e Joaquim Nabuco. A caminhada, com início previsto para as 15 horas, percorrerá a rua Japurá, as avenidas Joaquim Nabuco, Silva Ramos, Djalma Batista (bairro/centro), Pedro Teixeira até chegar no Sambódromo. Cento e trinta e três agentes de trânsito vão acompanhar o itinerário da Marcha.

A concentração vai provocar as seguintes interdições: Rua Japurá, no trecho entre as ruas Ferreira Pena e Joaquim Nabuco; Rua Tapajós, no trecho entre as ruas Tarumã e Japurá; Rua Comendador Clementino com a Rua Japurá. Quando a Marcha chegar na Avenida Joaquim Nabuco, o Manaustrans vai  conduzir o tráfego  coordenando a passagem de fiéis e promovendo desvios para os veículos.

No momento em que a multidão chegar na Djalma Batista, a avenida será interditada no sentido Centro/Bairro, de acordo com a passagem da Marcha ,  a partir da avenida Boulevard Álvaro Maia até chegar ao Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira.

O fluxo de veículos da Avenida Constantino Nery (sentido bairro/centro), será desviado, a partir do viaduto de Flores, para a avenida Mario Ypiranga (Recife), quando a Marcha atingir a área do conjunto Eldorado.  A Avenida Belmiro Vianez terá fluxo invertido e a Alameda do Samba será usada como estacionamento de ônibus que transportam fiéis.

Para desviar o itinerário da Marcha o Manaustrans orienta que, no sentido centro/bairro, condutores utilizem as avenidas Constantino Nery e Umberto Calderaro (Paraíba) como desvios das ruas utilizadas na Marcha para Jesus.

*As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus (Semcom).