Publicidade
Cotidiano
Notícias

Exame de ecocardiograma do prefeito Amazonino Mendes obtém sucesso esperado

Equipe médica fará novos exames durante a semana para definir a data da realização da angioplastia. O prefeito está se recuperando bem 03/09/2012 às 09:53
Show 1
Amazonino Armando Mendes
Augusto Costa ---

O primeiro exame de ecocardiograma realizado pelo prefeito Amazonino Mendes (PDT), no sábado, cinco dias após procedimento cirúrgico no coração, foi considerado excelente pela equipe médica do hospital Sírio-Libanês, onde ele está internado desde o dia 20 de agosto.

O secretário municipal de Saúde (Semsa), Francisco Deodato, que está acompanhando a recuperação do prefeito disse que, de acordo com os exames, os batimentos cardíacos e o fluxo de sangue no coração foram considerados normais pela equipe médica. Hoje, Amazonino deverá ser submetido a mais um exame de ecocardiograma.

“O prefeito Amazonino Mendes está se recuperando muito bem. Hoje (ontem) ele acordou cedo, tomou o café e foi submetido ao primeiro exame de ecocardiograma de controle com resultados excelentes avaliado pelos médicos, depois que constataram que os batimentos cardíacos e o fluxo cardíaco estavam normais. Amazonino segue em recuperação fazendo fisioterapia três vezes ao dia e exercícios respiratórios”, afirmou Francisco Deodato.

Amazonino foi submetido a uma cirurgia no coração para desobstruir veias entupidas e colocar duas pontes de artérias mamárias na semana passada. Por causa da idade, 72 anos, e ser diabético, o prefeito está sendo submetido constantemente a exames de avaliação da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) que era o mais preocupante por causa da diabete. 

Segundo Deodato, a equipe médica que está cuidando do prefeito Amazonino Mendes, deverá realizar novos exames hoje para definir a data da angioplastia (procedimento para colocação de um stent, uma espécie de mola para desobstruir uma artéria do coração).

“Como o primeiro ecocardiograma demonstrou que as funções cardíacas do prefeito estão dentro do esperado, a equipe médica vai realizar uma nova avaliação durante a semana e definir a data da angioplastia. Como já havia falado, a recuperação dele está acima do esperado e surpreendendo os médicos que estão acompanhando o paciente”, disse Deodato.

Visitas

Sobre as restrições das visitas, o secretário municipal de Saúde disse que são orientações médicas apenas para não interferir na rotina de exames, fisioterapia, exercícios respiratórios e caminhadas pelos corredores do hospital que o prefeito Amazonino Mendes está realizando diariamente.

De acordo com Francisco Deodato, Amazonino tem cumprido uma rotina  normal no período de recuperação no hospital Sírio-Libanês. No final de semana, o prefeito comeu frango e peixe, assistiu a um filme na televisão e dormiu normalmente. 

“Até o momento não temos nenhuma visita prevista. Acredito que a normalização das visitas deverá acontecer somente depois da segunda fase do tratamento. O prefeito está comendo normalmente e se alimentando bem com uma dieta balanceada de frango e peixe. Assisti televisão. Ele só não tem demonstrado disposição para assistir aos jogos do campeonato brasileiro, até porque sabe da situação do Botafogo (clube do coração de Amazonino) que perdeu para o São Paulo”, disse Deodato.