Publicidade
Cotidiano
Notícias

Excesso de lixo desagrada turistas no Centro de Manaus

Imagens flagram o acúmulo de resíduos que compromete a saúde e a paisagem do Centro Histórico de Manaus; turistas criticam também a presença de camelôs 12/12/2012 às 11:21
Show 1
Montes de lixo ficam expostos ao turistas para que os transeuntes não entrem em contato com o caminhão coletor de lixo, segundo a Semulsp
Bruno Strahm Manaus (AM)

Se a primeira impressão é a que fica, Manaus não deve ser muito bem vista pelos que chegam à cidade por via fluvial. Em plena temporada turística, quando transatlânticos – cheios de turistas do Brasil e exterior – atracam no porto de Manaus, uma visão degradante pode ser percebida naquela área.

Ao andar pelos arredores do porto é possível observar lixo espalhado por todas as partes. A reportagem flagrou na tarde desta terça-feira (11) amontoados de lixo no Terminal da Matriz (próximo ao porto) e também em lojas próximas ao Porto.


A argentina Aylen Paris, natural de Cordoba, que faz um tour pela América Latina, também criticou o acúmulo de lixo na área. "Eu achei tudo aqui meio confuso, o trânsito é um caos e pessoas vendendo comida ao lado da sujeira. Mas, ao menos as pessoas são bastante simpáticas", comentou.

Paul Berger, um turista britânico que antes de passar por Manaus visitou de Alter do Chão, no interior do Pará, disse que também estranhou a paisagem. “Fiquei surpreso ao ver tanto lixo ao redor daqui. Têm muitas barracas vendendo coisas, não dá para sair andando com as malas pela rua”, comentou.

Na área externa do porto, diversos camelôs disputam espaço naquela localidade, deixando as calçadas mais estreitas e as ruas sujas. Quem transita pelo local para fazer as compras de fim de ano tem que conviver com o mau cheiro.


Recolhimento do lixo

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), o descarte do lixo é feito de maneira correta pelos comerciantes que “ensacolam os resíduos e aguardam a coleta por parte dos garis que trabalham no período noturno e levam as sacolas para o ponto de recolhimento”.


Quanto ao horário de coleta dos resíduos, a assessoria informa que este é o procedimento normal dos caminhões de lixo. “Não há porque mudar o horário porque a noite é o período correto para que os consumidores, comerciantes, transeuntes e os veículos possam transitar sem se deparar com carros coletores de lixo”, informou.