Publicidade
Cotidiano
Notícias

Fashion Rio 2012: A moda que vem das ruas

O evento mostrou todo o  poder do ‘street style’. Edição deste ano também trouxe muito do que já se vê na Internet 15/01/2012 às 10:48
Show 1
Na passarela, Herchcovitch, Cantão e 2nd Floor deram exemplos de peças ‘usáveis’
Luana Ribeiro Rio de Janeiro

Há pouco tempo os fashionistas aguardavam ansiosamente pelos desfiles das grandes grifes para saber quais seriam as tendências da próxima temporada e sair na rua usando o novo hit da moda. Mas pelo que a 20ª edição do Fashion Rio mostrou, as tendências tem feito um caminho inverso. Agora é a rua quem dita o que está em alta.

“Cada vez mais a semana de moda mostra um panorama do que está sendo usado. Hoje a passarela não dita mais o comprimento da saia, nem diz mais se a calça para usar é wet legging ou skinny”, diz o consultor de imagem Fernando Torquatto. “Uma celebridade, uma não-celebridade, um programa de TV e a própria vida real viram referências”.

Para o inverno 2012, Alexandre Herchcovitch foi buscar inspiração nas ruas.  “A coleção de inverno teve referências em imagens de artistas de rua”, revelou. “É muito difícil fazer coisas novas e trazer para a passarela. Agora, o trabalho é fazer misturas inusitadas”, diz ele.

Internet

Com o crescente número de blogs de street style criados  mundo a fora, as tendências têm sido disseminadas e ditadas por pessoas comuns, que andam pelas ruas com looks estilosos, cheios de misturas, identidade e referências pessoais, chegando muitas vezes até serem ousados.

O site “The Sartorialist”, por exemplo, ficou famoso por fotografar pessoas fashions nas ruas das grandes cidades. O blogueiro e fotógrafo Scott Schuman sai à procura de looks interessantes e posta no blog. O que começou como um hobby, agora é uma das principais referências de estilo.

Os saltos plataformas, as maxi camisas e camisetas estampadas; além das cores como o verde, marrom e dourado - que apareceram em quase todos desfiles do Fashion Rio -, estão na Internet e nas ruas para quem quiser ver e se inspirar.

A repórter viajou a convite da organização do Fashion Rio