Publicidade
Cotidiano
Notícias

FCecon lança edital para seleção de bolsistas do Paic 2014/2015

Bolsas de iniciação científica são destinadas a estudantes de ciências da saúde para desenvolverem pesquisas na área de oncologia 01/04/2014 às 18:24
Show 1
Estudantes podem desenvolver pesquisas na área da oncologia na FCecon
acritica.com Manaus (AM)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), lançou, nesta terça-feira (1º), o edital para o processo seletivo de bolsistas para o Programa de Apoio à Iniciação Científica 2.014 / 2.015 (Paic-FCecon), cujas inscrições seguem até o dia 31 de maio.

Serão ofertadas 40 vagas para acadêmicos das mais diversas áreas, interessados em desenvolverem pesquisas na área da oncologia na instituição, que hoje é considerada referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.

O Paic-FCecon recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e o edital com as informações a respeito da seleção está disponível no site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br). As inscrições podem ser feitas na secretaria da Diretoria de Ensino e Pesquisa, localizada no terceiro andar do prédio do hospital – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. Além de CPF e RG, o estudante deverá ter em mãos uma série de documentos. A lista também está disponível no edital.

Ao ingressarem no programa, os acadêmicos contemplados terão um ano para desenvolverem as pesquisas, passando por uma avaliação parcial após seis meses e a final no último mês da pesquisa. As avaliações serão feitas por doutores convidados, que deverão compor a banca de no mínimo três e no máximo cinco membros, conforme o edital.

Bolsas

Atualmente, participam do Paic, edição 2013/2014, 39 bolsistas, com trabalhos científicos relacionadas às especialidades de urologia, odontologia, ginecologia, imagenologia, mastologia, dermatologia, hematologia, otorrinolaringologia, hepatologia, e até nas áreas do direito, farmácia e bioquímica, enfermagem e fisioterapia, estão sendo desenvolvidos na Fundação Cecon, por alunos de diversas instituições de ensino superior da capital.

Entre as abordagens, estão, análises de perfis epidemiológicos em serviços específicos da instituição, eficácia e benefícios de certos tratamentos, além da evolução tecnológica que resultou em melhorias na área cirúrgica, reduzindo riscos e melhorando a assistência aos pacientes.

Além de despertar a vocação científica dos colaboradores da FCecon e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante suas participações em projetos de pesquisa, o Paic tem por objetivo qualificar agentes humanos para atividades de pesquisa, estimular o envolvimento dos colaboradores nesse tipo de atividade, fortalecer os grupos de pesquisa da instituição e, sobretudo, melhorar a assistência ao paciente oncológico a partir dos resultados das pesquisas.

*Com informações da assessoria