Publicidade
Cotidiano
Notícias

Fenômeno: Oitizeiro chama atenção por estar com água brotando do caule

Oitizeiro, com aproximadamente 50 anos, chama atenção por estar com água brotando do caule por causa de vazamento. Moradores, ser saber dos reais motivos, acreditam em fenômeno e milagre 19/12/2012 às 16:43
Show 1
Água jorra do tronco, mas não é o único problema que o oitizeiro tem: um camelô amarra, com uma corrente de ferro, o carro com o qual vende os produtos dele
Náferson Cruz ---

Uma árvore da espécie oitizeiro, plantada há mais de 50 anos no cruzamento da avenida Joaquim Nabuco com rua Huascar de Figueiredo, no Centro, desperta a curiosidade de quem passa pelo local por estar vertendo água diretamente do tronco dela. O fenômeno, que alguns curiosos consideravam um milagre, é causado pelo rompimento da tubulação da concessionária Manaus Ambiental, conforme análise preliminar da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

De acordo com o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Heitor Liberato, o possível rompimento de um cano secundário pode ter contribuído para que o oitizeiro viesse a jorrar água. “A água teria penetrado pelo caule oco da planta e esguichada por um orifício no tronco”, explicou o diretor. 

Liberato ainda ressaltou que o excesso de umidade ausado pela infiltração na árvore,  pode comprometer a planta. “Provavelmente, houve o rompimento da rede de abastecimento que passa pelo local e a água está fluindo por algum orifício existente na altura do colo da planta”, explicou. Segundo ele, os danos à árvore serão avaliados após o parecer da concessionária do serviço de água da capital Manaus Ambiental, que deve ir ao local nesta quarta-feira (19).

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).