Publicidade
Cotidiano
Notícias

Férias coletivas de fábricas chegarão até 30 dias, em Manaus

Situação ruim do setor leva fábricas do PIM a estenderem em até um mês a folga dos seus funcionários 06/07/2012 às 07:56
Show 1
Polo de Duas Rodas passa por difícil situação
acritica.com Manaus (AM)

Devido a difícil situação em que está o polo de duas rodas, as férias coletivas de junho de algumas fábricas vão ultrapassar os normais dez dias chegando até 30 dias. De acordo com Sindicato dos Metalúrgicos, a Yamaha Motos, por exemplo, definiu férias coletivas no período de 2 a 11 de julho e férias remunerada no período de 12 de julho a 3 de agosto.

Na Yamaha, cerca de 2 mil funcionários estão em férias coletivas e devem permanecer assim grande parte deles, desta vez remuneradas. No documento entregue ao Sindicato dos Metalúrgicos, ficarão de fora das férias pagas alguns trabalhadores dos setores de logística, garantia da qualidade, administração e produção.

Na Honda, as férias coletivas foram designadas para o período de 2 a 12 de junho, porém alguns funcionários irão retornar ao trabalho somente no dia 19 deste mês.

A crise no setor leva fábricas como a Metalfino a alterar o plano de férias que seria de 10 dias para até 15 dias. Este é o mesmo caso da fábrica FCC do Brasil que produz sistemas de embreagem para motocicletas.

Na fábrica da Moto Traxx, as férias serão de 15 dias, no período de 16 a 30 de junho. Na CR Zongshen Componentes/ Kasinski será um pouco menor, e será entre o dia 16 a 29.

Outras fábricas do PIM, deram férias coletivas no mês. Foi o caso da LG Eletronics e da Philips que deram dez dias de férias no início do mês passado. Depois foi a vez da Foxconn que deu férias aos industriários no período de 11 a 22 de junho.

De acordo com o Sindicato, mais de 35 mil trabalhadores devem entrar de férias coletivas. No final do ano, haverá outro período de férias.

Férias

A fábrica Denso, que produz componentes pra duas rodas, definiu dois períodos de férias: o primeiro é entre os dias 2 a 11 de julho e o outro do dia 2 e a 16.

A montadora Kawasaki ficará de férias entre os dias 2 a 20 de julho.