Publicidade
Cotidiano
Notícias

Ferramenta nova no site da UEA facilita inscrições para vestibular no Amazonas

Página da instituição na Internet ganhou uma ferramenta que facilita a inscrição do candidato a partir do perfil estudantil dele 29/08/2012 às 08:34
Show 1
Alunos podem fazer inscrição no Vestibular da Universidade do Estado do Amazonas unicamente no site da instituição
Ana Celia Ossame ---

Os interessados em se inscrever no Vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) contam, desde essa terça-feira (28),  com uma ferramenta nova no site da instituição, para a inscrição no curso pretendido, de acordo com o perfil do candidato. Como as vagas estão distribuídas em dez grupos de perfis, os estudantes podem ver, de maneira clara, aqueles oferecidos para o seu grupo, informou o presidente da Comissão de Ingresso da UEA, professor André Dutra.

Com a previsão de ter 30% a mais do que os 60 mil registrados no ano passado, o concurso tem inscrições abertas até 28 de setembro, exclusivamente pelo site da UEA, que é o www.uea.edu.br. Dutra explica que ao entrar no banner do concurso, à direita da página, o candidato terá acesso a uma ficha de inscrição que foi modificada. Ao clicar na ficha e selecionar um dos dez grupos ao qual se enquadra, ele terá ao final da página a opção para selecionar o curso desejado. “Com isso, não tem como ele se inscrever para o curso não oferecido para o grupo dele”, explicou o presidente, destacando o didatismo da ferramenta.

Sem ter números de quantos candidatos que não fazem o preenchimento correto da ficha de inscrição, que abrange cada perfil de aluno, o presidente da comissão diz que o erro só vai aparecer se o candidato for aprovado, pois quando for matricular-se terá que comprovar as informações dadas inicialmente. Outro ponto citado por ele é o preenchimento do questionário socioeconômico, pois com ele se justificam as políticas utilizadas pela UEA como, por exemplo, o valor a ser cobrado na taxa de inscrição.

Necessidade

Esses dados  são importantes para análise e adaptação dos certames à realidade local, pois assim a instituição pode propiciar a comparação entre o perfil dos candidatos a uma das vagas ofertadas e os aprovados, verificando se a instituição cumpre seu papel social, assegurou.

Do total, 3.569 vagas oferecidas, 1.675 vagas para unidades de Manaus e 1.730 vagas para as unidades situadas nos pólos acadêmicos do interior do Estado. Há ainda 164 vagas destinadas a indígenas. De acordo com a UEA, os aprovados neste vestibular iniciarão as aulas no primeiro semestre de 2013.