Publicidade
Cotidiano
Notícias

Festival de Parintins teve redução de 13% nos crimes graves no segundo dia, aponta a SSP-AM

Os dados gerais foram apresentados, neste domingo (1/7), durante a última reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da SSP para avaliar o plano de segurança adotado pelos órgãos do sistema na segunda noite do festival, na Operação Parintins 2012 03/07/2012 às 09:42
Show 1
A Operação Parintins 2012 envolveu todos os órgãos do sistema de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Corregedoria-Geral e Ciops) e foi coordenada pela SSP/AM, tendo o apoio da UGP Copa
acritica.com Manaus (AM)

O balanço de ocorrências no segundo dia do Festival Folclórico de Parintins, feito pelo Centro de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apontou redução de 13% nos casos de lesão corporal e tentativas de homicídio, crimes considerados de maior gravidade, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados gerais foram apresentados, neste domingo (1/7), durante a última reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da SSP para avaliar o plano de segurança adotado pelos órgãos do sistema na segunda noite do festival, na Operação Parintins 2012.

A operação está sendo realizada a partir da integração de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito), coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e tem o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa).

O balanço aponta que a maioria das ocorrências registradas no segundo dia do festival (40%) foi no período entre 7h e 13h, tendo relação com o excesso no consumo de bebidas alcoólicas, segundo avalia o secretário estadual de Segurança, coronel Paulo Roberto Vital. Ele ressalta ainda que quase 50% dos casos estão concentrados na área central de Parintins.

No geral, de acordo com o secretário de segurança, as ocorrências geradas pelo abuso do consumo de bebidas alcoólicas, como vias de fato, desordem, lesão corporal e ameaça, representaram 43% do total de ocorrências registradas no segundo dia. Foram registrados casos de vias de fato (14), suspeitos detidos para averiguação (9), ameaça (9), furto (5), tráfico de entorpecentes (4), lesão corporal (4), perturbação de tranquilidade (3) e outros.

Plano integrado

O secretário da SSP, Paulo Roberto Vital, afirmou que o plano integrado de Segurança que está sendo adotado em Parintins tem resultado no sucesso das ações dos órgãos do sistema de segurança. “Não temos dúvida que esse é o grande diferencial da atuação das forças de segurança nesse festival, que está sendo como teste para a nossa atuação na Copa do Mundo de 2014”, disse.

Ainda de acordo com o Centro de Comando e Controle da SSP, o Detran-AM registrou quatro casos de embriaguez no trânsito na segunda noite e madrugada do Festival Folclórico. Os motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, conforme determina a legislação de trânsito.

O Corpo de Bombeiros registrou, no total, 73 ocorrências, sendo que 29 dos casos foram trotes. Houve ainda sete casos de atendimento de pessoas com mal súbito e um caso de incêndio.