Publicidade
Cotidiano
Notícias

Ford lança nos EUA primeiro programa para aplicativos da indústria automotiva

No desenvolvimento do AppLink, a Ford estabeleceu parcerias com uma gama variada de empresas e pesquisadores. 07/01/2013 às 18:01
Show 1
O sistema já conta com mais de três dúzias de aplicativos públicos, compatíveis com as plataformas Apple iOS e Google Android
acritica.com* Manaus (AM)

A Ford anunciou nesta segunda-feira (07), o lançamento do primeiro programa aberto para o desenvolvimento de aplicativos móveis da indústria automotiva. O Programa Ford Developer vai fornecer aos desenvolvedores de softwares as informações e ferramentas necessárias para a integração de seus programas ao sistema multimídia SYNC da Ford. O objetivo é incentivar a criação de experiências inovadoras dentro dos veículos, usando o comando de voz e outros recursos do sistema.

"O Ford Developer Program traz uma mudança radical no modo como inovamos e adicionamos valor aos nossos veículos durante todo o seu período de uso", diz Hau Thai-Tang, vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento Global de Produto da Ford. "Abrir o carro aos desenvolvedores permite a criação de aplicativos que ajudarão nossos produtos a se manterem atualizados e a agregar novas funções e valor para os nossos clientes."

Programa Ford Developer
A Ford promoveu um teste com um grupo de desenvolvedores convidados antes de lançar o kit de desenvolvimento de software (SDK), a documentação e sistemas de suporte técnico voltados à criação de novos aplicativos para o AppLink. O sistema já conta com mais de três dúzias de aplicativos públicos, compatíveis com as plataformas Apple iOS e Google Android, e agora está aberto para que todos os desenvolvedores possam testá-lo.
 
Os desenvolvedores que quiserem habilitar suas criações para o AppLink podem se registrar no site http://developer.ford.com e baixar o kit AppLink SDK. Ele contém a biblioteca de códigos e documentação para os aplicativos que permitem a comunicação de duas vias entre os aplicativos móveis e o veículo, incluindo comandos de voz. Os desenvolvedores também contam com acesso ao suporte técnico direto dos engenheiros da Ford e a fóruns de discussão online para troca de experiências com outros desenvolvedores.

 "Nosso foco é aprimorar a experiência de direção minimizando as distrações causadas pelo uso de smartphones ao volante", diz Julius Marchwicki, gerente do programa SYNC AppLink. "Sabemos que os motoristas estão usando aplicativos enquanto dirigem, como música e navegação. Abrindo o AppLink para os desenvolvedores, incentivamos a criação de novos aplicativos controlados por voz."
 
As três principais categorias de aplicativos para o AppLink incluem: notícias e informação, música e entretenimento e navegação e localização. Todo aplicativo novo criado para o sistema terá o seu funcionamento e adequação avaliados por engenheiros da Ford. Depois dessa aprovação, o desenvolvedor terá apoio da Ford para a colocação do aplicativo no mercado.
 
Notícias, entretenimento e navegação
No desenvolvimento do AppLink, a Ford estabeleceu parcerias com uma gama variada de empresas e pesquisadores. Entre os novos parceiros que aderiram ao sistema estão o Wall Street Journal, o maior jornal dos Estados Unidos, o USA Today, para acesso a notícias de rádio ao vivo e sob demanda, e o Kaliki, com versões em áudio dos artigos mais importantes de várias revistas e jornais, sem custo.
 
Na área de música e entretenimento, as parcerias incluem Amazon Cloud Player, Aha Radio - com mais de 30 mil estações de rádio e conteúdos na internet, como serviços de música sob demanda, notícias, entretenimento, áudio-livros, posts e informações sobre o tempo, restaurantes, hotéis e muito mais; Rapsody, principal serviço de música por assinatura da América; e Greater Media, para programação ao vivo das principais estações de rádio dos Estados Unidos.
 
Na área de navegação e localização, também aderiram ao aplicativo da Ford o Glympse, que mostra a sua localização em tempo real para a família e amigos, em um mapa dinâmico, e o BeCouply, que oferece sugestões instantâneas de lugares interessantes na região.  

*Com informações de assessoria