Publicidade
Cotidiano
Notícias

Fórum discute novas estratégias para tratamento de pacientes com HIV/Aids em Manaus

O fórum reunirá as coordenações estaduais e municipais de DST/Aids de estados nortistas 27/06/2012 às 09:53
Show 1
Fundação de Medicina Tropical
acritica.com Manaus

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), promove nesta quarta-feira (27), o I Fórum Amazônico de Resistência Viral do HIV, na sede da instituição, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. De acordo com a diretora presidente da FMT, Graça Alecrim, o evento tem o objetivo de orientar os profissionais da região Norte sobre as novas estratégias de tratamento, voltadas a pacientes soropositivos que estão desenvolvendo resistências biológicas aos componentes dos medicamentos que constituem o esquema antirretroviral. O fórum reunirá as coordenações estaduais e municipais de DST/Aids de estados nortistas.

O coordenador estadual de DST/Aids, Noaldo Lucena, explica que o organismo de algumas pessoas deixa de absorver as substâncias contidas nas drogas que são eficazes ao controle da doença, especialmente nos casos em que o paciente abandona a rotina de tratamento. Há, também, casos em que o organismo apresenta tendência genética de resistência a determinados medicamentos. Outra situação que requer mudança no tratamento é quando o paciente está sofrendo efeitos colaterais muito agressivos. “Em todos esses casos, devemos buscar novas alternativas terapêuticas”, frisou.

O evento terá como palestrantes o médico infectologista José Valdez Ramalho, diretor da Unidade de Pesquisa de Ensaios Clínicos do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids de São Paulo; e o infectologista Gustavo Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. Os convidados irão abordar, entre outros aspectos, as medidas que podem ser adotadas nos casos de resistência.

O infectologista Noaldo Lucena destaca que, atualmente, é possível identificar quais são os medicamentos que deixam de fazer efeito no organismo, por meio do exame de genotipagem para HIV, que está disponível na FMT-HVD.

A FMT-HVD é a unidade de referência na região Norte para o exame de genotipagem em HIV. O órgão conta com infraestrutura laboratorial completa para receber e analisar amostras de pacientes de todos os estados nortistas. A análise do material genético é feito a partir do sangue coletado.