Publicidade
Cotidiano
Notícias

Fucapi Incubadora de Tecnologia inaugura nesta sexta-feira

A capacidade é para até 30 novas empresas das  áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Design, Engenharia e Bionegócio. A nova sede fica nos ambientes da Fucapi, na avenida governador Danilo de Matos Areosa, 381, Distrito Industrial.   14/12/2012 às 09:33
Show 1
A estrutura visa apoiar negócios inovadores e que tenham seus produtos, processos ou serviços originados de pesquisas aplicadas ou desenvolvimento tecnológico
acritica.com* ---

Com capacidade para até 30 novas empresas das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Design, Engenharia e Bionegócio, o novo prédio da Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT) será inaugurado nesta sexta-feira, 14, às 17h. A estrutura, que visa apoiar negócios inovadores e que tenham seus produtos, processos ou serviços originados de pesquisas aplicadas ou desenvolvimento tecnológico, tem como diferencial o suporte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação (Nepi) da Fucapi.

“Os profissionais do Nepi têm uma longa vivência em empreendedorismo e incubação de empresas de base tecnológica. Há um conhecimento da realidade local e dos processos que levam as empresas a gerenciar a inovação de modo contínuo, e não como um evento pontual. Associados a esses atributos, os serviços e facilidades da FIT, inclusive por estar inserida em um ambiente educacional de um instituto tecnológico como a Fucapi, certamente representam um diferencial”, explicou o coordenador do Núcleo, Guajarino de Araújo Filho.

 O Nepi é responsável pelo gerenciamento das atividades da FIT, dispondo de profissionais dedicados em tempo integral, com formação acadêmica e experiência profissional em áreas diversas. Os empreendedores terão à disposição instalações físicas e suporte técnico e gerencial, no início e durante as etapas de desenvolvimento do negócio.

 “Essa estrutura vai possibilitar a ampliação do trabalho de suporte a empresas inovadoras que tenham potencial de crescimento e que possam gerar riqueza para a região amazônica”, explica a explica a diretora-presidente da fundação, Isa Assef. “O apoio ao empreendedorismo faz parte do compromisso da Fucapi com o desenvolvimento regional”, completa.

De acordo com o coordenador da FIT, Euler Guimarães, além de acompanhamento gerencial e orientação empresarial, as empresas incubadas também contarão com vantagens e serviços disponíveis pela sua mantenedora Fucapi. “Nosso objetivo é atrair prioritariamente empreendedores com sólida formação técnica e muita disposição para iniciar um negócio que tenha grande potencial de crescimento. Aqui eles poderão contar com consultorias e assessorias especializadas; qualificação profissional por meio de treinamento; suporte para registro de marcas e patentes; suporte para marketing e publicidade; benefícios da rede de relacionamento da incubadora; informação sobre investimentos, financiamentos e editais; e demais serviços e a estrutura aqui da Fucapi”, explicou.

Recursos

A Fucapi destinou, inicialmente, R$ 2,5 milhões para as obras e para a infraestrutura. O projeto também vai contar com R$ 300 mil para aquisição de equipamentos e o pagamento de um bolsista, obtidos por meio de um edital do CNPq lançado em 2011. O projeto da incubadora da Fucapi foi o único contemplado na região Norte nesse edital. A estrutura física da FIT consiste de um prédio de quatro andares com 1900 m² de área construída; módulos empresariais com áreas que podem variar de 18 a 60m²; recepção; área de convivência; copa; energia, água e Internet banda larga; laboratório de informática e design; laboratório de biotecnologia; sala de reunião; e sala de treinamento. As empresas incubadas também terão acesso às áreas e serviços comuns da Fucapi: estacionamento; dois restaurantes; posto bancário; auditório; duas bibliotecas; laboratórios para ensaios; limpeza, conservação e segurança.

 Histórico

A incubação na Fucapi teve início com a implantação da Incubadora de Design em 2004, quando foi assinado o contrato nº 039/2004 com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM). As atividades desenvolvidas têm sido em Design Gráfico, Interface Digital e Design de Produto. Em 2012 foi construído um prédio para oferecer mais serviços e espaços para empresas passando a denominar-se Fucapi Incubadora de Tecnologia (Fit).

 Lançamento da revista T&C



 Durante a inauguração do novo prédio da FIT acontecerá também o lançamento da 22ª edição da revista T&C Amazônia, que traz a reportagem de capa “Amazônia, protagonista ou coadjuvante das Mudanças Climáticas?”. A pubicação semestral da Fucapi completará, em 2013, 10 anos ajudando a discutir temas de relevância para o desenvolvimento regional.

 “A T&C é um exemplo de projeto que a Fucapi abraça em prol do desenvolvimento regional. A ideia foi oportunizar a pesquisadores e estudiosos um canal de comunicação para apresentarem os resultados de seu trabalho. Focada na Amazônia, permite mostrar ao restante do país que aqui também são feitas pesquisas de qualidade. Mas além dos trabalhos técnicos, a revista sempre apresenta questões de interesse regional, por meio de reportagens e entrevistas, alimentando a reflexão e o debate sobre temas que consideramos importantes. Acho que um exemplo de seu sucesso é que alunos de programas de pós-graduação locais têm se valido da revista para a publicação de artigos, cumprindo parte dos requisitos para a obtenção de seu título”, afirmou Guajarino de Araújo Filho, coordenador do Nepi e conselheiro editorial da revista.

 A próxima edição será lançada no primeiro semestre de 2013 e vai discutir o empreendedorismo na região. Artigos técnicos podem ser enviados para o email tec_amazonia@fucapi.br.


*Com informações da assessoria de comunicação