Publicidade
Cotidiano
Notícias

Fucapi vence prêmio de Ciência e Tecnologia na região Norte

Essa é a quarta vez que a Fucapi ganha o primeiro lugar do Prêmio Finep de Inovação, agora ela está automáticamente classificada para a etapa nacional que acontece em Brasília. 25/10/2012 às 18:41
Show 1
Troféu de 1º lugar
acritica.com Manaus (AM)

A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) é a vencedora da região Norte do Prêmio Finep de Inovação 2012 na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia. O troféu ouro do 1º lugar e a premiação de R$ 200 mil foram recebidos pelo diretor de Educação Fundação, Niomar Pimenta, em cerimônia ocorrida na última quarta-feira (24), no Espaço Cultural São José Liberto, em Belém (PA).

“Credito essa conquista ao esforço de nossos colaboradores e pesquisadores. Essa premiação é significativa, não só pela importância do prêmio, mas também por este momento especial, em que a FUCAPI completa 30 anos de atuação em prol do desenvolvimento da região”, avalia a diretora-presidente da FUCAPI.

Os vencedores de cada categoria regional concorrem automaticamente à etapa nacional, que acontece em Brasília, em data e local a serem definidos. Em sua 15ª edição, o Prêmio recebeu 588 inscrições, um aumento de 56% em relação a 2011. A região Norte teve 39 inscritos e 10 finalistas, dentre os quais foram escolhidos os cinco vencedores por categoria: Amazon Dreams (PA) – Pequena Empresa; Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (AM) – Instituição de Ciência e Tecnologia; Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM) – Tecnologia Social; Pentop do Brasil (AM) – Tecnologia Assistiva; Pharmakos d’Amazônia (AM) – Inovação Sustentável.

Investimentos na região

De 2007 a 2012, a Finep já investiu cerca de R$ 360 milhões na região Norte, apoiando projetos inovadores por meio de seus diversos instrumentos. A região já teve dois ganhadores nacionais no Prêmio. Este ano, a premiação conta com parceiros regionais que apoiam e dão capilaridade à iniciativa, como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), corresponsável pela categoria Inventor Inovador.