Publicidade
Cotidiano
Notícias

Funeral de Donna Summer será nesta quarta e fechado ao público

A carreira de Donna Summer foi coroada com cinco Grammy, incluindo os de melhor performance vocal feminina em rock e melhor gravação dance, e seis prêmios American Music Awards. Apelidada de "Rainha da Disco Music", a própria cantora  chegou a zombar da nomeação em uma música de seu último álbum 22/05/2012 às 16:54
Show 1
A cantora americana Donna Summer
UOL/CINEMA ---

O funeral da cantora Donna Summer será realizado nesta quarta-feira (23) em Nashville, Estados Unidos. As informações são do site TMZ, especializado na cobertura de celebridades. A cerimônia será fechada, para cerca de mil convidados. Donna morreu na última quinta-feira (17), aos 63 anos, vítima de um câncer.

Ainda de acordo com a reportagem, a família da artista não quer fazer do funeral um "espetáculo". Para isso, fizeram uma lista restrita de convidados, somente com amigos próximos e familiares.

A cantora sofria de câncer no pulmão e morava na Flórida. Segundo o programa de televisão norte-americano "Entertainment Tonight", ela havia sido diagnosticada com um tumor havia dez meses e apenas seu marido e filhos sabiam. Donna acreditava ter desenvolvido a doença depois de inalar partículas tóxicas durante os ataques terroristas de 11 de setembro, em Nova York. 

"Rainha da disco"
Donna Summer esteve no Brasil em 2009 com a turnê do disco "Crayons", seu primeiro álbum de inéditas em 17 anos, cujo single "Stamp Your Feet" colocou a cantora novamente no topo da parada norte-americana. Nas músicas mais recentes, ela deixou de lado a disco music de 30 anos atrás e fez soarem mais próximas de cantoras atuais, como Rihanna, Beyoncé ou Pink.

Summer, cujo nome na identidade era LaDonna Adrian Gaines, lançou seu primeiro single em 1971 sob o nome de Donna Gaines. A faixa era uma versão de "Sally Go 'Round the Roses", do grupo de mulheres The Jaynetts. No ano seguinte, ela se casou com o ator austríaco Helmuth Sommer, de quem adotou o sobrenome e alterou para "Summer". Com ele, a cantora teve sua primeira filha em 1973. O casal se separou tempos depois.

A carreira de Donna Summer foi coroada com cinco Grammy, incluindo os de melhor performance vocal feminina em rock e melhor gravação dance, e seis prêmios American Music Awards. Apelidada de "Rainha da Disco Music", a própria cantora  chegou a zombar da nomeação em uma música de seu último álbum. "Foi um jeito de rir do fato dessa imagem de rainha ter prevalecido por tanto tempo", disse ela na época do lançamento sobre a música "The Queen is Back".

 Em julho do ano passado, ela se reuniu em um estúdio de Los Angeles com seu sobrinho, o rapper e produtor O'Mega Red. Juntos, eles lançaram a música "Angel".

Além da música, Summer também se aventurou no cinema. Em 1978, ela atuou no filme "Até que Enfim é Sexta-Feira" como uma cantora aspirante de disco. Na década de 1990, Summer ainda apareceu na série de TV "Family Matters".

Nos anos 80, Donna Summer se casou com o vocalista do grupo The Brooklyn Dreams, Bruce Sudano, com quem teve duas filhas.