Publicidade
Cotidiano
Notícias

FVS realiza segunda etapa do LIRAa no Amazonas

A ação será realizada em 26 municípios do estado onde há registros de casos de dengue e tem como objetivo manter abaixo de 1% o índice de infestação no Estado 12/04/2012 às 18:43
Show 1
Levantamento acontecerá em 26 municípios do Amazonas
Acritica.com Manaus

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM) está realizando o segundo Levantamento do Índice Rápido para Aedes aegpyti (LIRAa) no Amazonas neste ano. A ação será realizada em 26 municípios do estado onde há registros de casos de dengue e tem como objetivo manter abaixo de 1% o índice de infestação no Estado.

Conforme a previsão do FVS, a segunda etapa do LIRAa tem previsão para encerrar na segunda quinzena deste mês. Entre os municípios que já encerraram o levantamento, Barcelos e Borba registraram alto risco. Coari, Codajás e Tefé foram os municípios que apresentaram médio risco para o desenvolvimento de epidemia da doença. Iranduba, Parintins e Presidente Figueiredo apresentaram baixo risco de epidemia.

Da mesma forma que os levantamentos realizados anteriormente, este visa verificar a situação da dengue em cada município para o desenvolvimento de estratégias individuais, de acordo com as características e necessidades de cada local.

Após o resultado do LIRAa, a FVS irá desenvolver uma documentação para alertar e orientar o município em relação ao seu potência risco de desenvolvimento de epidemia. Onde serão constatados os tipos de depósito predominantes para a doença, como reservatórios de água e lixo.

 O município é orientado a adotar medidas de prevenção, baseadas nas Diretrizes do Plano de Controle da Dengue do Estado e do município, além de intensificar as ações de controle da doença de acordo com suas características.

Em paralelo ao levantamento de dados, a equipe da FVS farpa ainda atividades educativas e de mobilização social nas escolas principalmente sobre os sinais e sintomas da dengue.