Publicidade
Cotidiano
Notícias

Gasto com cirurgia plástica pode ser deduzido na declaração do IR

A Receita Federal ressalta que as despesas com prótese de silicone não são abatidas, exceto quando o valor da mesma integrar a conta do estabelecimento hospitalar 06/04/2012 às 11:33
Show 1
A Receita Federal liberou para download o programa de preenchimento da declaração.
Uol ---

O contribuinte que teve gasto com cirurgia plástica (sua ou de seus dependentes) pode deduzir o valor na declaração do Imposto de Renda. O abatimento vale inclusive para as cirurgias com fim estético.

A Receita Federal ressalta que as despesas com prótese de silicone não são abatidas, exceto quando o valor da mesma integrar a conta do estabelecimento hospitalar.

Nesse caso, a prótese tem de estar relacionada a um gasto médico que pode ser deduzido, como a cirurgia.

Os gastos com medicamentos não são dedutíveis. Entretanto, se integrarem a conta do estabelecimento hospitalar, podem ser abatidos.

A entrega da declaração vai até o dia 30 de abril, quando o fisco espera receber 25 milhões de declarações -- 24,37 milhões em 2011.

A entrega das declarações pode ser feita durante 20 horas do dia, pois entre 1h e 5h o sistema de recepção é desativado para manutenção. Mas o contribuinte pode copiar os programas e preencher a declaração a qualquer hora.

É obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis em 2011 acima de R$ 23.499,15, entre outras situações. São considerados rendimentos tributáveis os ganhos de trabalho (salários, pro labore e participação nos lucros e resultados), aluguéis, pensões, aposentadoria e atividade rural.