Publicidade
Cotidiano
Notícias

Governador José Melo entrega 100 novas viaturas para reforço das Polícias Civil e Militar

Frota deve ser somada a 42 setores da Zona Norte e interior do Estado. Objetivo é substituir, até junho, todas as viaturas por 700 novos veículos 24/04/2015 às 12:33
Show 1
Até o final do mês de junho serão adquiridas 700 novas viaturas para alimentar o sistema em todo o Estado
Oswaldo Neto Manaus (AM)

Foram entregues nesta sexta-feira (24) 100 novas viaturas para as polícias Civil e Militar do Amazonas. A frota deve ser somada, inicialmente, aos 42 setores que atendem a seis delegacias da Zona Norte de Manaus e na Região Metropolitana. Segundo a PM, o objetivo da ação é substituir toda a frota existente por 700 veículos novos e mais baratos até junho deste ano.

A cerimônia de entrega ocorreu na manhã de hoje no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo). O evento contou com a participação de várias autoridades de segurança, como o comandante da Polícia Militar, Gilberto Gouvêa, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, e o governador do Estado, José Melo (PROS).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), das 100 viaturas, 70 serão para a Polícia Militar - de modelo Renault Duster - e 30 para a Civil - de modelos S10 e Pálio Weekend. Os veículos atenderão primeiramente as seis Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) da Zona Norte por meio do programa Ronda no Bairro, além da Força Tática e Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam).

A tecnologia embarcada nas viaturas contempla tablet, rádio, GPS e seis câmeras, além de chips para consulta e transmissão de dados pela Internet.

Economia

Segundo Melo, apesar do valor investido, o governo entende que a medida irá economizar gastos para a segurança pública. Isso porque os veículos utilizados atualmente no Programa Ronda no Bairro, colocados nas ruas em 2012, de modelo Pajero, envolveram um preço maior. "Nosso governo na crise está apertando para reduzir custos. Porém, não vamos quebrar a qualidade dos serviços essenciais", declarou.

Para o comandante da PM, Gilberto Gouveia, a tecnologia empregada nesses novos veículos é a mesma da anterior, e outro benefício trazido com a aquisição diz respeito à organização das viaturas.

"Hoje temos 196 setores na cidade. Há um desgaste muito grande em algumas áreas, pois às vezes precisamos retirar uma viatura pra colocar outra no outro turno, e é esse momento que muitos crimes acontecem. Com essa nova leva de veículos, poderemos não só retirar outra viatura como adicionar outra no mesmo turno", explicou.

Segundo a SSP, até junho outras 600 viaturas serão adicionadas a frota, compondo um montante de 700 viaturas circulando na capital e em municípios como Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. O investimento total foi de aproximadamente R$ 60 milhões, segundo a SSP.