Publicidade
Cotidiano
Notícias

Governo do Estado lança concurso escolar em combate à dengue

A ação sócio-educativa visa sensibilizar a comunidade quanto ao papel da escola na prevenção e no controle da dengue, estimulando alunos, professores e gestores a se tornarem agentes de informação em suas casas e comunidades.  14/08/2012 às 16:06
Show 1
Seduc e FVG firmam parceria e lançam concurso escolar para o combate à dengue
acritica.com Manaus (AM)

Foi lançado nesta terça-feira (14), no auditório do Ceti Áurea Braga, o 5º concurso escolar sobre a dengue no Amazonas. Com o tema “Sempre é hora de combater a dengue”, a iniciativa premiará, em todos os 62 municípios do Amazonas, os melhores desenhos, slogans, redações e experiências pedagógicas no combate à proliferação da doença. A iniciativa é uma parceria entre Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Fundação de Vigilância Sanitária (FVS).

Neste ano, o concurso será promovido nas categorias: “Desenho” (para os estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental), “Slogan” (para os do 6° ao 9° do ensino fundamental), “Redação” (para os do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos) e “Experiência Pedagógica” (para os professores e gestores de escolas da Educação Básica).

Segundo a diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, Maria do Carmo Polari, a meta é mobilizar escolas da capital e do interior do Amazonas objetivando reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue por meio de medidas educativas.

“A redução dos focos de dengue são bem mais efetivas quando se trabalha a prevenção. Nessa perspectiva a educação para uma vivência saudável faz a diferença”, mencionou Polari.

Durante o encontro de lançamento do concurso a coordenadora do programa Saúde do Escolar, aplicado pela Seduc, Delta Segadilha, explicou que diferente de edições anteriores, o concurso deste ano está aberto para todos os municípios do Amazonas, envolvendo tanto as escolas da rede estadual quanto municipais.

“Anteriormente, o certame tinha como foco somente os municípios com maior incidência da doença. Hoje, reforçando a prevenção, ele é para todo o Amazonas”, informou Segadilha.


Boas práticas

Durante o evento de lançamento, foram premiadas as mais relevantes ações escolares desenvolvidas no ano de 2011. Dentre as ações em destaque está a experiência pedagógica desenvolvida em Manaus pela escola estadual Senador Flávio Brito, que pelo desempenho foi premiada com um netbook.

Inscrições

Os estudantes (com trabalhos individuais) e as escolas (com relatos de experiências pedagógicas) que desejarem participar do concurso deste ano poderão acessar o portal da Seduc ( www.seduc.am.gov.br) a partir desta quarta-feira e realizar suas inscrições até o dia 19 de outubro.  

Os trabalhos vencedores serão anunciados até o final do ano letivo e os trabalhos vencedores serão premiados com netbooks, bicicletas, datashow, troféus e outros brindes.