Publicidade
Cotidiano
Notícias

Governo lança programa que levará internet banda larga para 52 municípios do Amazonas

Serão cinco infovias ao longo dos rios das regiões do Madeira, Purus, Juruá, Alto Rio Negro e Alto Solimões. Os cabos de fibra óptica serão instalados no leito dos rios 16/07/2015 às 13:03
Show 1
Com o acesso à internet, as comunidades ribeirinhas serão beneficiadas nas áreas de saúde, educação e segurança
LUANA CARVALHO Manaus

O Programa Amazônia  Conectada, que promete levar internet banda larga para 52 municípios do Amazonas foi lançado na manhã desta quarta-feira (16) no Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus. O projeto contempla 7 mil quilômetros de cabos ópticos  fluviais. 

Serão cinco infovias ao longo dos rios das regiões do Madeira, Purus, Juruá, Alto Rio Negro e Alto Solimões. Segundo o comandante do CMA, general Theophilo Gaspar de Oliveira, as comunidades ribeirinhas também serão beneficiadas por meio de cabos menores que farão a ligação com a fibra óptica.

“Conseguimos comprar cabos a um custo bem menor para que os ribeirinhos também tenham acesso à rede”, comentou Theophilo Gaspar. Os cabos serão instalados no leito dos rios da bacia amazônica.


O governador José Melo acredita que o avanço na comunicação do interior do Estado beneficiará as áreas de saúde,  educação,  e segurança.  “Com a internet banda larga  a população do interior terá acesso à telemedicina,  universidade à distância e até a segurança das nossas fronteiras será  reforçada com a facilidade de comunicação”,  pontuou.

Além do governador,  o ministro da Defesa Jaques Wagner,  das Comunicações Ricardo Berzoini e ministro da Ciência,  Tecnologia e Inovação,  Aldo Rebelo,  participaram do lançamento.