Publicidade
Cotidiano
Notícias

Governo prepara treinamento simulado para a Copa do Mundo

O Comando de Policiamento Especializado (CPE) decidiu nesta quarta-feira, 07, o primeiro treinamento simulado do esquema de segurança para os jogos da Copa do Mundo de 2014, em Manaus (AM) 07/03/2012 às 21:07
Show 1
Policiais participarão de vários simulados
acritica.com Manaus

O primeiro treinamento simulado do esquema de segurança para os jogos da Copa do Mundo de 2014, em Manaus (AM), acontecerá no próximo dia 14, no Centro de Convenções (Sambódromo), bairro Flores, zona Centro-Sul. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que participam desse programa todas as instituições da SSP e outras envolvidas com a segurança do evento, como forças federais e do município.

O planejamento operacional foi definido nesta quarta-feira, 07, em reunião no Comando de Policiamento Especializado (CPE) entre todos os representantes dos órgãos que vão participar do grande teatro de operações simulado, sob comando da SSP, por intermédio da Polícia Militar.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, esse primeiro treinamento vai simular uma situação de crise com reféns e uso de explosivos.  “Já estamos programando outras situações para treinar bem nossos homens porque a Segurança Pública do Amazonas vai ser destaque nesse grande evento mundial que é a Copa do Mundo”.

Vital explicou ainda que a ideia inicial do Governo do Estado é fazer um rodízio das instituições no comando das operações. “Em uma próxima, podemos focar o treinamento nas ações do Corpo de Bombeiros, por exemplo. Com isso, deixamos todos em condições de comandar condutas operacionais coletivas e individuais”, disse.

O comandante de Policiamento Especializado, coronel Moisés Cardoso, disse que a operação vai contar também com a presença de forças federais e do município, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). “Teremos atuação direta de psicólogos da PM, da Companhia de Operações Especiais, além do apoio do Samu, Bombeiros e Grupamento Aéreo da SSP para atendimento e deslocamento dos feridos”, afirmou.

O coordenador-técnico da Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos, coronel PM Dan Câmara, disse que a escolha do Sambódromo para esse teste é estratégica, pois o local possivelmente será definido como uma área de fan fest pela Fifa  para realização de shows culturais e transmissões dos jogos. “O Amazonas sai na frente em relação a outras sedes, e vai fazer um treinamento pioneiro para a construção de um procedimento operacional integrado das forças de segurança do Estado”, disse.