Publicidade
Cotidiano
Notícias

Greve de auxiliares de limpeza pública acaba em lixos espalhados nas ruas da Zona Leste

Greve de funcionários da Enterpa, contratada da Prefeitura de Manaus, paralisou coleta na região mais populosa de Manaus 12/09/2012 às 08:50
Show 1
Lixo é jogado no meio-fio da avenida Itaúba, uma das principais da Zona Leste
Milton de oliveira ---

O lixo continua nas calçadas e meios-fios da Zona Leste desde o feriado de 7 de Setembro. Nesta terça (11), a sujeira tomava conta dos bairros Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Mutirão e adjacências em função da greve de auxiliares de serviço de limpeza pública da empresa Enterpa Engenharia Ltda, que  reclamaram de atrasos salariais.

De acordo com comerciantes da rua Itaúba, no Jorge Teixeira, muitos sacos com lixo orgânico foram colocados dentro de outros sacos e guardados nos quintais ou em áreas internas dos comércios. “Tenho lixo ainda de domingo passado porque não passou o caminhão coletor. Não quis colocar na frente da casa porque os cachorros e gatos podem rasgar o saco e fazer uma imundície na calçada”, disse o comerciante Alexandro Souza, 35.

Caixas de embalagens e lixo orgânico podem ser visto também ao longo da avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira. “Geralmente eles passam nas primeiras horas da manhã e hoje (ontem) não passaram”, disse o atendente Manoel Soares, 24.

Moradores da avenida Autaz Mirim, bairro Cidade de Deus reclamaram de que o lixo depositado desde segunda-feira causava  mau cheiro nas ruas. “Muitas pessoas jogam também animais mortos, como ratos e gatos no meio fio, além do lixo doméstico. Então, se o lixo fica aí muito tempo, começa a ter mau cheiro na rua”, contou o industriário Roberto de Ferreira, 38.

A greve na Enterpa, que é concessionária do serviço de recolhimento de lixo, afetou 500 auxiliares de limpeza pública, que realizam o trabalho de recolhimento de lixo nas ruas da Zona Leste e parte da Zona Centro-Sul.