Publicidade
Cotidiano
Notícias

Guarda pode auxiliar polícia em segurança no AM

Equipar a Guarda Civil Metropolitana é promessa de todos os candidatos, mas hoje ela tem um déficit de 1.050 homens 06/10/2012 às 16:18
Show 1
Guarda Civil Metropolitana pode ajudar na segurançapública, mas precisará de investimento e contratação de homens
Joana Queiroz ---

A Guarda Civil Metropolitana de Manaus precisaria contratar, no mínimo, mais 1.050 guardas para atender a necessidade do município, segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Pelo tamanho, a GCM deveria ter 1,5 mil homens, mas só tem 450. Investir na guarda tem sido a principal proposta dos prefeituráveis para ajudar na segurança pública, uma obrigação que é do  Governo do Estado.

As propostas apresentadas pelos candidatos vão desde a aquisição de equipamentos, veículos e fardamento até a transformação dela numa polícia civil armada, unificada e uniformizada.

No que diz respeito à  Guarda Civil Metropolitana, algumas propostas são consideradas inviáveis e inconstitucionais por especialistas em segurança pública que a vêem  como um órgão municipal que pode auxiliar as policiais na prevenção ao crime já que a sua principal função é a proteção dos bens, instalações e serviços  do município. Eles também apontam outras ações que são necessárias e podem contribuir com a segurança da população.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).