Publicidade
Cotidiano
Notícias

Hemoam convoca doares de sangue do Amazonas

“Nós precisamos de sangues de todos os tipos, porém em maior quantidade dos fatores O+ e O-. Toda a população pode comparecer para doar sem medo”, ressaltou Eleonora Araújo, subgerente de coleta externa 26/07/2012 às 10:33
Show 1
A fundação Hemoam convoca doadores de sangue por conta do estoque baixo do órgão
acritica.com Manaus

Com um baixo estoque de sangue dos fatores O+ (positivo) e O- (negativo), a fundação Hemoam convoca doadores para ir até a sede do órgão. As bolsas são usadas para realização de cirurgias pré marcadas e em casos de urgência e emergência. A subgerente de coleta externa da fundação hemoam, Eleonora Araújo, ressalta que doadores de todos os tipos sanguíneos devem comparecer para doação.

“Nós precisamos de sangues de todos os tipos, porém em maior quantidade dos fatores O+ e O-. Toda a população pode comparecer para doar sem medo”, ressaltou Eleonora.

Eleonora ressalta que essa baixa no estoque de sangue não é um problema que acontece apenas no estado do Amazonas.

“Em decorrência do recesso escolar nesse período do ano, não só aqui, mas em todo o Brasil está acontecendo esse problema na falta de bolsas de sangue nos órgãos. Um agravante aqui no Amazonas foi essa questão da greve dos servidores federais que chegou ao polo industrial”.

Cinco campanhas com grandes empresas do distrito industrial estavam marcadas, mas não puderam acontecer por conta da greve, contou a subgerente.

A fundação Hemoam garante que todo o material utilizado no processo de coleta é totalmente seguro e as pessoas não precisam ter medo de doar.

Requisitos básicos
Para doar, a pessoa precisa ter entre 18 até 68 anos, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentado e ir até o órgão portando documento oficial com foto (RG, CNH ou Carteira de trabalho).

A fundação convida a população para participar também de um culto ecumênico que será realizado às 7h da manhã deste domingo (29), no pátio externo do Hemoam, em comemoração ao aniversário de 30 anos da Fundação Hemoam.