Publicidade
Cotidiano
Notícias

Homem rouba viatura de unidade do Samu no Amazonas

Veículo foi levado de uma unidade em Manaus e encontrado nas proximidades do município de Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus). A pessoa que estava conduzindo a ambulância foi identificada e detida 14/09/2012 às 11:28
Show 1
Viaturas do Samu
Evelyn Souza e Bruna Souza Manaus

Uma ambulância da base Norte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi roubada na madrugada desta sexta-feira (14) em Manaus. A base fica localizada no bairro da Cidade Nova, próximo ao Instituto Médico Legal (IML), Zona Norte.

De acordo com informações de funcionários da Central do Samu, um homem identificado como Robson Pinho Alho, 22, entrou na base e encontrou o veículo com a chave na ignição e o levou.

O delegado titular da Delegacia Interativa de Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus), Antônio Rodrigues da Silva, informou que Robson Pinho estava aparentemente alcoolizado ou sob efeito de substância ilícita, quando foi preso e usava um boné do Samu, que estava dentro do veículo roubado.

Ele foi preso dentro do veículo, parado em via pública na Comunidade Miriti, no município de Manacapuru, onde prestou depoimento na manhã desta sexta (14).

Em nota, a Semsa informou que de acordo com a diretora do Departamento de Atenção Especializada e Serviços de Urgência da Semsa, Claudia Teixeira, o roubo ocorreu por volta das 4h20 e, graças ao equipamento de segurança, foi possível identificar que o veículo estava seguindo em direção ao município vizinho de Manacapuru, onde foi recuperado, por volta das 5h30,  com o apoio da Polícia Militar.

Segundo Claudia, o assaltante entrou na base do SAMU aproveitando-se do momento em que o guarda de segurança da unidade fazia a ronda na parte dos fundos do imóvel. De acordo com o relato do segurança, ao retornar à área de estacionamento ele viu o veículo saindo da base, mas pensou tratar-se de  atendimento normal.

"O segurança conta que estava fazendo a ronda porque ficou preocupado com a presença de dois homens que permaneceram por algum tempo numa praça que fica em frente à base, observando o movimento na unidade", disse.

Pouco tempo depois, na Central de Regulação do SAMU, localizada no bairro da Praça 14, zona Sul, a equipe de plantão considerou estranha a sinalização do painel de controle de rastreamento por GPS, apontando que a Unidade de Suporte Básico 32 (identificação da ambulância roubada) estava em deslocamento, sem que a Regulação tenha acionado a Base Norte para atender qualquer ocorrência. "Por rádio, a Regulação fez contato com a Base Norte para esclarecer a situação e, neste momento, foi constatada a situação de furto do veículo", finalizou.