Publicidade
Cotidiano
Notícias

Ibama apreende madeira ilegal no município de Boca do Acre (AM)

O caminhão que transportava a madeira ilegal foi apreendido durante as ações desencadeadas pela operação Deserto Verde que visa combater o desmatamento ilegal na região. 14/09/2012 às 14:57
Show 1
Equipes do Ibama e o carregamento de madeira alvo da apreensão
acritica.com ---

Um caminhão carregado com 10 m³ madeira serrada das espécies cupiúba e angelim proveniente do Projeto de Assentamento Monte localizado em Boca do Acre foi apreendido nesta quinta-feira (13). Esta ação foi desencadeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante a Operação Deserto Verde que visa combater o desmatamento ilegal na região.

O Coordenador da operação Cícero Furtado, informou que o caminhão e a madeira foram apreendidos e o infrator foi multado em R$ 2.826.70. O motorista não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF) da carga.

A madeira apreendida ficou sobre a responsabilidade do Batalhão da Polícia Militar do Município a qual será doada para a essa instituição após o período das eleições, pois durante esse período o Ibama está proibido de realizar doações.

A lei de Crimes Ambientais  (Lei da Vida) Prevê para esse tipo de ilícito, pena de seis meses a um ano de detenção e multa de R$ 300,00 reais por m³, além da apreensão da madeira e do caminhão.

“O Ibama tem intensificado suas ações de fiscalização em todo o Sul do Amazonas, o que engloba os Municípios de Boca do Acre, Lábrea, Manicoré, Apuí e Novo Aripuanã. Verificando cumprimento de embargos, vistorias em desmatamentos e abordagem de caminhões que transportam madeiras, todas essas ações tem o intuito de reduzir os índices de desmatamentos e essas ações continuarão durante o ano todo nessa Região”  explicou o coordenador

Com inofrmações da assessoria de Comunicação