Publicidade
Cotidiano
Notícias

IDAM realiza curso sobre beneficiamento da mandioca em Novo Aripuanã

O objetivo é chamar a atenção dos agricultores familiares, principalmente para o processo de fabricação da farinha produzida, hoje, no município. A ideia é que o produto chegue à mesa do consumidor com mais qualidade, e o produtor tenha um acréscimo na renda. 18/10/2012 às 18:29
Show 1
Mandioca
acritica.com Manaus (AM)

Agricultores familiares da comunidade Esperança, no município de Novo Aripuanã (a 227 km de Manaus) serão beneficiados com curso sobre Cultivo e Beneficiamento da Mandioca, promovido pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

A capacitação acontecerá no período de 24 a 26 do mês de outubro, com aulas teóricas e práticas. Na ocasião, os participantes receberão conhecimentos sobre o plantio da mandioca; variedades (roxinha e branca); higienização na manipulação da farinha, além de como aproveitar todos os derivados da matéria-prima, como, por exemplo, a casca da mandioca que pode ser utilizada na fabricação de ração animal.

A produção atual de farinha, no município, é de aproximadamente 3.600 toneladas/ano. Em Novo Aripuanã, cerca de 1.200 produtores fazem farinha, para o próprio consumo, já o excedente é vendido nas feiras e mercados locais.

Estimativa

Conforme o Plano Operativo do Idam, em todo o estado do Amazonas, a produção de farinha deve chegar a 49.154 toneladas, até o final deste ano. Para o presidente do Idam, Edimar Vizolli, os cursos desenvolvidos pelo governo do Estado são de fundamental importância para assegurar a qualidade dos produtos processados e a inserção, de forma competitiva, nos diferentes mercados.