Publicidade
Cotidiano
Notícias

Incêndio atinge mata rasteira em município do interior do Amazonas

Incêndio no município de Lábrea, interior do Amazonas, destruiu área de mata rasteira equivalente a 3 km. Policiais Militares e voluntários conseguiram conter o fogo e impedir a destruição de casas no bairro da Fonte, no limite da cidade. Lábrea não possui Corpo de Bombeiros e o fogo ainda avança floresta adentro 21/08/2012 às 21:20
Show 1
Incêndio teve inicio em fazenda
Bruno Strahm Manaus (AM)

Um incêndio que iniciou na tarde de segunda-feira (20) na cidade de Lábrea, a 702 km no sudoeste de Manaus, interior do Amazonas, destruiu  área de mata rasteira. Segundo o morador do local, José Rodrigues, a destruição atingiu aproximadamente três quilômetros.

José Rodrigues disse que o fogo teve início em uma fazenda próxima, na BR-230 e avançou até a rua Doutor Jordeval, bairro da Fonte, localizada no limite da cidade. Parte das chamas, segundo ele, foi controlada na madrugada desta terça-feira (21) e não destruiu nenhuma casa. José Rodrigues disse que a proximidade do fogo e a dificuldade em respirar por causa da fumaça criaram pânico nos moradores que retiraram os pertences de seus lares.

O morador afirmou que o município não possui Corpo de Bombeiros. Policiais militares e voluntários foram os responsáveis por conter o avanço da queimada. “De improviso eles chegaram a usar até mesmo um trator”, contou Rodrigues, acrescentando que os incêndios são freqüentes na cidade. “Não existe nenhuma campanha de prevenção por parte do governo. Impedimos o fogo de entrar na cidade, mas ele continua avançando mata adentro”, informou.


Segundo o morador, a fumaça das chamas na floresta pode ser vista da cidade, e não há ninguém trabalhando para contê-lo. “Avisei as autoridades como Ibama e comando do Corpo de Bombeiros em Manaus que já sabem da situação de Lábrea e não podem fazer nada. A cidade vive em abandono pelas autoridades. A única coisa que ouço é: sinto muito, mas não podemos fazer nada”, finaliza o morador.


Confira nossa galeria de imagens sobre o incêndio e o vídeo feito por moradores com exclusividade no Portal acritica.com