Publicidade
Cotidiano
Notícias

Inmet prevê chuvas intensas em Manaus até a próxima quarta

Só nos temporais de quinta-feira (08) e domingo (18), o volume de chuva quase alcançou a média esperada para o mês inteiro da cidade 13/11/2012 às 11:43
Show 1
Um trecho da avenida Torquato Tapajós, na Zona Norte, ficou alagado durante a chuva, causando lentidão no trânsito
Carolina Silva ---

A ocorrência de chuvas contínuas como a que caiu em Manaus no último domingo (11) deve se repetir durante esta semana. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também considerou este tipo de evento normal, já que o mês de novembro marca o início do período chuvoso no Amazonas.

A média de chuva para este mês, de acordo com o Inmet, é de 173,8 milímetros. A chuva que iniciou na madrugada deste domingo (11), e se prolongou até o início da tarde registrou um volume de 94,8 milímetros. Já a forte chuva no início da tarde de quinta-feira (08), registrou um volume de 50 milímetros. A soma da precipitação indica que, em menos de uma semana, o volume de chuvas na capital quase alcançou o que é previsto para o mês inteiro.

Para os próximos três meses, a previsão é que as chuvas sejam dentro da média no Amazonas, mas acima da média em Manaus. Segundo o chefe de supervisão do Inmet no Amazonas, Veríssimo Farias, as chuvas vão aumentar gradativamente até o mês de dezembro, mas os meses mais chuvosos são fevereiro, março e abril.

“O período seco já terminou e a ocorrência dessas chuvas demoradas estará dentro da normalidade. Porém, ainda teremos dias de sol e calor, seguidos de dias chuvosos”, disse.

Ao contrário das chuvas que ocorreram nos meses de setembro e outubro, que registraram rajadas de ventos fortes com velocidade de até 87 km/h, Veríssimo Farias também explica que a tendência será de chuvas com ventos fracos, pois encerrou o período de transição do tempo seco para o chuvoso. A velocidade do vento registrada na chuva deste domingo não ultrapassou os 32 km/h.

A previsão do Inmet para esta segunda-feira (12) até quarta-feira (14) é de dias nublados com pancadas de chuva. As temperaturas devem variar entre 25ºC e 32ºC.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).