Publicidade
Cotidiano
Notícias

Inpa e Cepeam assinam termo para criar oportunidade em novos projetos de pesquisa

O primeiro projeto previsto para ser realizado após a assinatura do termo está intitulado como “Sustentabilidade Ambiental: educar a sociedade e proteger a floresta” 10/10/2015 às 18:57
Show 1
Luiz Renato de França do Inpa e Akira Sato do Cepeam assinam termo técnico
Juliana Geraldo ---

Desenvolver o conhecimento científico e promover atividades de extensão nas áreas de Educação e Proteção Ambiental no Amazonas. Com esses objetivos, na última quarta-feira ,7, o Instituto Soka - Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) assinaram um acordo de cooperação técnico-científica.

De acordo com o diretor  do Inpa, Luiz Renato de França, a assinatura do termo representa o  pontapé inicial para uma parceria que além de criar impacto positivo na sociedade, na questão da educação ambiental, tem potencial para reforçar o desenvolvimento científico na região, uma vez que a união entre as duas instituições pode criar, no futuro, oportunidades de bolsas de mestrado e doutorado para atuação nos projetos que surgirão.

 “O diferencial da assinatura desse convênio é que já existem ações sendo desenvolvidas em prol do andamento dos projetos. O termo vem para formalizar mas a iniciativa já está dando os primeiros passos  e certamente trará bons frutos para a sociedade como um todo, desenvolvendo a pesquisa e a economia local”, avalia.

Plano de trabalho

O diretor-presidente do Cepeam, Akira Sato,   detalha que a cooperação vai possibilitar o trabalhar em frentes diversas, entre elas  o desenvolvimento de  atividades de popularização do conhecimento científico e a  promoção da  educação ambiental. Uma das primeiras atividades previstas no plano de trabalho, segundo ele, é a  produção  e distribuição de  mudas de plantas de espécies amazônicas sob ameaça de desaparecimento ou que, estão sob forte impacto do processo de urbanização. A ação também visa a elaboração de  materiais educativos e  intercâmbio de estudantes. Outros projetos que envolvem o uso correto e a preservação dos recursos hídricos da cidade também devem tomar corpo nos próximos meses.

“A consolidação desse convênio vai nos permitir colocar em prática pesquisas há muito tempo sonhadas pelo instituto”, comemora.

Destaque

O primeiro projeto previsto para ser realizado após a assinatura do termo está intitulado como “Sustentabi-lidade Ambiental: educar a sociedade e proteger a floresta” e visa desenvolver a produção-distribuição de mudas de espécies nativas de interesse de diversas comunidades amazônicas.

Busca

Em 1995, o Ibama credenciou a área do Cepeam como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), integrando-a a um grupo protegida pelo poder público.