Publicidade
Cotidiano
Notícias

Inpa realiza Semana de Virologia em parceria com a Universidade de São Paulo

Evento visa demonstrar pesquisa em virologia humana e animal e suas correlações, com o intuito de despertar nos jovens estudantes o interesse na área e estimular mais essa atividades de pesquisa na Amazônia 08/10/2012 às 15:02
Show 1
Adenovírus são extremamente resistentes
Por Juan Mattheus/Inpa/acritica.com Manaus

A partir desta segunda-feira, 8, até 10 de outubro, das 16h às 17h, no Auditório da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), acontece a Semana da Virologia, que apresentará seminários com especialistas que abordaram os “Aspectos Moleculares e Evolutivos dos Adenovírus”.

O evento contará com a presença da docente do Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas, Juliana Cristina Marinheiro, que palestrará sobre a “Epidemiologia Molecular de Adenovírus em Infecções Respiratória na cidade de São Paulo”, no dia 8; da docente da Universidade Nove de Julho, Joselma Siqueira, que explanará sobre a Interação do “HAdV-41 com células permissivas”, no dia 10; e do representante do Instituto para Pesquisa Médica Veterinária da Academia de Ciências da Hungria (Budapeste - Hungria), Márton Vidoviszky, que ministrará a palestra “Diversity and molecular evolution of adenoviruses in animals” no dia 9. 

Para o responsável pelo evento e pesquisador do Instituto, Cristovão Costa, esse evento, contribuirá para demonstrar pesquisas em virologia humana e animal e suas correlações, com o intuito de despertar nos jovens estudantes o interesse na área. “Na Amazônia, ainda são poucas as atividades de pesquisas em virologia de um modo geral, visto que esperamos demonstrar o quanto se precisa fazer na área de virologia humana em Manaus”, destaca o pesquisador.

Participam do projeto o Laboratório de Virologia do Inpa, da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS) e o Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

O que são adenovírus ( fonte:Wikipédia)

Os Adenovirus são um grupo de vírus muito frequentes de genoma de DNA duplo (dupla hélice). Não possuem envelope bilipídico e são extremamente resistentes. Há mais de 40 sorotipos, e a infecção com um não dá imunidade contra os outros. São infecções mais freqüentes nas crianças, mas também afetam adultos, principalmente os pais e irmãos mais velhos das crianças, os pediatras e enfermeiros. São também freqüentes nos recrutas militares e nos acampamentos e campos de férias. A infecção é por contaminação com detritos fecais ou mais raramente secreções de outros órgãos. Causam várias doenças como:

  1. Gastroenterites, com vômitos, diarréia, dor abdominal e náuseas. Benigna: dar água abundante com sal e açúcar.
  2. Conjuntivite, um tipo de inflamação do olho (porção branca do olho fica vermelha). Benigno: Geralmente contraído em piscinas ou tanques de água partilhados por muitas crianças.
  3. Faringite ou fangotraqueíte benigna
  4. Pneumonia e hepatite em imunodeprimidos (receptores de transplantes, doentes com SIDA/AIDS)
  5. Muitas infecções são assintomáticas ou leves mas com multiplicação e dispersão do vírus