Publicidade
Cotidiano
Notícias

Inpa recebe visita do Embaixador do Japão no Brasil

Comitiva, que realizou visita oficial ao Estado do Amazonas, visitou o Instituto em busca de conhecer projetos desenvolvidos na região que já trabalham com instituições nipônicas, além de verificar possíveis novas parcerias. 14/09/2012 às 18:35
Show 1
Embaixador do Japão faz visita ao Inpa
acritica.com Manaus (AM)

A Diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu na manhã desta sexta-feira (14) o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, que realizou visita oficial ao Estado do Amazonas.

Acompanhado pelo Cônsul Geral do Japão em Manaus, Hajime Naganuma e pela Vice-Cônsul, Michiko Shibata, o embaixador reuniu-se com o diretor do Inpa, Adalberto Val, que explanou sobre os acordos de cooperação que o Instituto possui com o Japão, suas consequências e perspectivas.

“A cooperação científica para nós, ocupa, na estrutura organizacional, uma posição extremamente importante, e a cooperação com o Japão é de grande relevância. Nós temos interesse em manter, estreitar e ampliar essas relações com outras instituições japonesas quer seja nas áreas de dinâmica de carbono e de fungos, mas também em outras áreas como de biologia aquática, que o Japão tem uma expertise importante”, afirmou Val.

O coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Madeiras da Amazônia, Niro Higuchi, que também participou do encontro, afirma que o Instituto já está socializando com outros países os resultados dos investimentos japoneses em projetos como o de Dinâmica do Carbono da Floresta da Amazônica (CADAF).

“O Japão tem uma grande colaboração com o Inpa e uma visita desse nível, o governo japonês dentro do espaço da Instituição, tem uma simbologia muito importante, significa talvez um reconhecimento, mais cooperações, e que estamos no caminho certo”, disse o pesquisador.

“Fico muito feliz em saber que está aumentando a colaboração, então vamos aprofundar mais, expandir mais”, assegurou o Embaixador Akira Miwa.

Projetos parceiros

O Inpa tem acordos de cooperação entre o Brasil e o Japão com o CADAF, convênios com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA – sigla em inglês), além de projetos com a Universidade de Tottori sobre estudos na área de fungos, coordenados pela pesquisadora Noemia Kazue Ishikawa.