Publicidade
Cotidiano
Notícias

Inscrições para novo curso de cinema em Manaus devem abrir no primeiro semestre de 2012

A proposta de parceria com a Candido Mendes contempla diversas ações de formação na área de Cinema. “São atividades como cursos preparatórios e até mesmo cursos de pós-graduação na área, algo que será necessário no mercado futuramente”, destaca Robério Braga, titular da pasta 24/01/2012 às 20:00
Show 1
Cursos em parceria com a carioca Candido Mendes serão oferecidos ainda neste primeiro semestre, segundo a SEC
acritica.com ---

Com o intuito de incentivar a profissionalização no segmento do audiovisual no Amazonas, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) vai promover cursos de formação na área de Cinema, numa parceria com a Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro. Embora o local para sua realização ainda não esteja definido, os cursos devem ter inscrições abertas já no primeiro semestre deste ano, de acordo com informações da secretaria.

A proposta de parceria com a Candido Mendes contempla diversas ações de formação na área de Cinema. “São atividades como cursos preparatórios e até mesmo cursos de pós-graduação na área, algo que será necessário no mercado futuramente”, destaca Robério Braga, titular da pasta. Os cursos não têm data para serem abertos, porém o secretário garante que será ainda na primeira metade de 2012.

“Estamos com um calendário-proposta apresentado pela universidade (...) e agora vamos compatibilizar com o nosso calendário”.

A formação deve ser ministrada por professores e profissionais de audiovisual trazidos pela Candido Mendes. O local para a realização das atividades, ainda não fechado, poderá ser definido por meio de parcerias com outras instituições de ensino superior do Estado, como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ou a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Poderão ser utilizadas ainda instalações de espaços sob administração da SEC, como o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (LAOCS).

Ainda segundo Braga, os cursos oferecidos pela secretaria em parceria com a universidade carioca serão todos gratuitos. As inscrições deverão ser feitas por meio de edital, enquanto o processo de seleção dos participantes ficará a cargo da Candido Mendes.

Faculdade
A oferta de oficinas cinematográficas pela SEC se soma à implantação da Faculdade de Cinema da UEA como mais uma iniciativa de estímulo à formação audiovisual no Estado para 2012. As inscrições para o curso de graduação em Cinema deverão ser oferecidas esse ano. “O reitor da UEA (José Aldemir de Oliveira), deve estar tomando as providências para que este ano tenha vestibular de Cinema. Na semana que vem (esta semana) vou procurá-lo para acompanhar o assunto”, diz Braga.