Publicidade
Cotidiano
Notícias

Ipem-AM identifica 34 veículos irregulares durante fiscalização nos Cronotacógrafos

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas fiscalizou na manhã desta terça-feira (24), 83 veículos de transportes de cargas perigosas, condução escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a 4,536 toneladas 24/07/2012 às 18:08
Show 1
Segundo relatos de motoristas, contêineres são transportados soltos
acritica.com Manaus

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) verificou na manhã desta terça-feira (24), 83 veículos de transportes de cargas perigosas, condução escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a 4,536 toneladas. A averiguação foi feita durante a fiscalização nos Cronotacógrafos.

Destes, 49 foram aprovados, pois os condutores estavam de posse do equipamento e certificado de verificação dentro do prazo de validade, porém 34 veículos estavam irregulares por não apresentar o certificado de verificação.

A ação visa à segurança dos condutores e usuários diretos deste serviço, além de contribuir para a redução de acidentes no sistema viário do estado.

Os condutores que estavam com os equipamentos irregulares foram notificados e receberam um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, podendo sofrer multas que variam de 500 a 100 mil.

Cronotacógrafo é um instrumento de uso obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24h ou a cada sete dias e é considerada a “caixa preta” dos veículos por conter dados como distância percorrida, respeito aos limites de velocidade, tempo de direção, entre outros.

O equipamento registra a velocidade e a distância percorrida no tempo de direção no veiculo em que está instalado, permitindo determinar o tempo de direção e de parada dos condutores, permitindo a reconstituição e elaboração de laudos periciais em casos de acidentes com produção de provas aceitas legalmente.

Serviço

A verificação do cronotacógrafo é realizada, preliminarmente, por um posto de selagem e, em seguida, submetido a ensaio metrológico em um posto de ensaio credenciado pelo Ipem-AM. Após esses procedimentos é emitido um certificado provisório com validade de três meses. 

O posto de ensaio emite um relatório que é encaminhado ao instituto junto com os discos do cronotacógrafo para realização da validação dos ensaios metrológicos realizados anteriormente.

Após a validação dos ensaios pelo Ipem-AM, os detentores destes veículos devem acessar o site www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo para emitir o Certificado de Verificação válido por 2 (dois) anos em todo o território nacional.

Para maiores informações, o Ipem-AM possui o serviço de Ouvidoria pelo telefone 0800-092-2020, que funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 12h, de 13h30 às 16h30.