Publicidade
Cotidiano
Notícias

Ipem qualifica técnicos para atuar na fiscalização em todo o Amazonas

O curso é realizado por meio de Ensino a Distância em modalidades semipresenciais, os próprios instrutores do Ipem e Inmetro são quem ministram as aulas. A inciativa tem como objetivo melhorar a capacitação técnica dos funcionários do instituto. 02/08/2012 às 17:00
Show 1
Técnicos do Ipem assistindo as aulas nos computadores do instituto
acritica.com Amazonas

Desde o dia 31 de julho deste ano, está sendo realizado o curso de Formação de Agentes de Metrologia Legal no telecentro do Ipem-AM. O objetivo é aumentar a capacitação profissional de 20 técnicos para atuar nas áreas de Metrologia realizando a verificação dos instrumentos de pesar e medir para fins comerciais, industriais e saúde em todo o Estado do Amazonas.

O curso é dividido em três módulos: Fundamentos da Metrologia e Avaliação da Conformidade; Bases Científicas da Metrologia e Metrologia Legal. Ele é realizado por meio do Ensino a Distância (EAD) em modalidades semipresenciais, ministrado por instrutores do Inmetro e monitores do Ipem que são formadas para a realização das aulas e avaliações práticas.

O telecentro do Ipem-AM é composto por uma plataforma com um ambiente áudio visual, equipado com computadores e acesso à internet, onde os técnicos assistem as videoaulas e participam de debates online, e as dúvidas são esclarecidas pelos instrutores do Inmetro. As provas são realizadas via web sendo acompanhadas pelos monitores do Ipem-AM.

Equipamentos utilizados

Atualmente todos os técnicos utilizam em campo computadores portáteis e laptops com arquivos do Sistema de Gerenciamento Integrado (SGI) do Inmetro que permitem emitir notificações, autos de infração e guias de recolhimento, por meio de uma mini impressora ligada por comunicação sem fio ao coletor de dados.

Esses equipamentos são utilizados na verificação de bombas de combustíveis, balanças, aparelho de pressão arterial, medidores de comprimento, balanças rodoviárias, cronotacógrafos, entre outros, proporcionando maior segurança na prestação do serviço, além de dar maior agilidade nas atividades desenvolvidas pelo instituto.