Publicidade
Cotidiano
Aeroclube em Iranduba

Iranduba, no interior do Amazonas, pode ser novo local de funcionamento do Aeroclube de Manaus

O prefeito de Iranduba, Nonato Lopes, sugeriu  uma área que será avaliada futuramente pela diretoria do clube de aviação de Manaus 01/03/2012 às 07:57
Show 1
O município de Iranduba tem terras disponíveis para uma eventual transferência do aeroclube, garante o prefeito
Ana Celia Ossame Manaus

A transferência do Aeroclube de Manaus para outra área distante da zona urbana da capital pode ser feita para o Município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). Proposta neste sentido foi levantada nessa quarta-feira(29) na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) pelo deputado Marco Antônio Chico Preto (PSD), que já acertou visita da diretoria do aeroclube à cidade junto ao prefeito Nonato Lopes. “A ideia é que seja construído do outro lado do rio Negro”, afirmou o parlamentar.

Marco Antônio propôs, inclusive, a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para discutir o assunto. Ele lembrou que, dado o crescimento urbano da cidade, o aeroclubenão tem mais razão de estar na área onde se encontra por conta da realização de voos de dezenas de aeronaves que pousam e decolam sobre centenas de residências colocando em risco milhares de vidas.

 Transferência

 Chico Preto lembrou a importância dos serviços realizados pelas empresas aéreas de pequeno porte numa região como a amazônica, por chegarem em locais onde outras empresas não chegam, prestando um relevante serviço sócio-econômico ao Estado. Para ele, é essencial que possam contar com acomodações mais modernas para prestarem melhores serviços à população.

Ao propor a realização da audiência pública que deverá ser realizada pela Assembleia Legislativa, com a participação de representantes dos governos estadual e municipal, além do 7º Comar, o parlamentar acredita que será possível identificar as principais dificuldades para a mudança do Aeroclube para outro ponto e discutir as melhores soluções para o problema.

Já o prefeito Nonato Lopes informa ter identificado em Iranduba um terreno com capacidade para abrigar as instalações tanto do aeroclube, destinado ao treinamento de pilotos, quanto do aeródromo, área para pouso e decolagem de aeronaves pequenas. Se for aprovado o local, o Governo do Estado deverá se pronunciar para viabilizar a operação, que ele considera importante. O terreno é de propriedade particular, mas pode ser adquirido pelo Governo do Estado, numa negociação viabilizada pela prefeitura. Se a construção for aprovada, a Prefeitura propõe-se, inclusive, a alterar o Plano Diretor do município estabelecendo limites para a construção de edificações, de modo a evitar o que ocorreu com a sede do Aeroclube de Manaus, finaliza ele.