Publicidade
Cotidiano
Notícias

Lançamento de novo jogo estimula a cidadania infantil no AM

Lançado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), brinquedo serve para divulgar a legislação brasileira 11/10/2012 às 11:44
Show 1
Presidente do TJ-AM, Ari Moutinho entrega o jogo para aluno de escola pública
Milton de Oliveira ---

Os estudantes de escolas da Zona Rural e da Zona Leste receberam, nesta quarta-feira (10), o Jogo da Cidadania Ambiental, que promove de forma lúdica a sensibilização das crianças para os temas ambientais. A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), que, em comemoração ao Dia da Criança, fez o lançamento do brinquedo no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), em shopping da Zona Centro-Sul.

O jogo possui personagens relacionados com a natureza e o ambiente jurídico, que, com a ajuda de um dado, permite que as crianças façam um percurso por temas de meio ambiente e leis contra crimes ambientais.

De acordo com o idealizador do brinquedo, o juiz Adalberto Carim Antonio, o propósito da ideia é socializar a legislação ambiental. “Nós enxergamos nas crianças, os futuros juízes, promotores, advogados, defensores públicos.  Então, não queremos limitar o conhecimento das leis aos operadores do Direito, mas sim, dividir o conhecimento e estimular as novas gerações a compreensão e a consciência”, disse.

Verde

A escola municipal Pedro Dias Silva, localizada no ramal do Pau Rosa, na BR 174, participou pela primeira vez das atividades do Ecam e recebeu o Jogo da Cidadania Ambiental.

“As crianças do ramal vivem em um ambiente de natureza, onde materiais são reciclados, mudas de árvores são plantadas, então, o brinquedo será uma nova ferramenta na etapa de educação e formação delas”, disse a gestora da escola, Maria Júlia Chagas.

Ela destacou também que as crianças do ramal, devido à precariedade da situação delas, reciclam materiais, transformando o descartável em brinquedos educativos.