Publicidade
Cotidiano
Notícias

'Lego Serious Play': Uma brincadeira muito séria e útil para adolescentes e adultos

Método desenvolvido pela Lego - que salvou a empresa da falência - proporciona o autoconhecimento por meio de ferramentas lúdicas 06/10/2015 às 13:02
Show 1
Método foi trazido a Manaus pelo empresário Durval Braga Neto. Mais de 300 Pessoas já passaram pela atividade
oswaldo neto Manaus (AM)

É difícil imaginar que um simples brinquedo de Lego pode ajudar um indivíduo a se conhecer melhor e estimular uma série de habilidades. Parece brincadeira, mas a metodologia Lego Serious Play, trazida para Manaus neste ano, é uma aposta entre jovens e adultos que almejam descobrir seu verdadeiro talento e canalizá-lo para área correta em busca do sucesso.

Criada na Europa, a proposta foi certificada e trazida para a capital pelo facilitador Durval Neto, que há seis meses realiza workshops da atração na escola de criatividade e inovação “Parque de Ideias”, localizada no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul.

Lá, mais de 300 pessoas já passaram pela atividade de autoconhecimento - denominada Autocon - por meio da brincadeira.

“A metodologia compatibiliza a questão do brincar com o aprofundamento do indivíduo. A gente consegue ‘startar’ o processo de descoberta dela, desbloquear a criatividade. Isso faz uma diferença enorme”, afirmou o empresário.

Segundo Neto, além da diversão ser permanente, as sessões registram depoimentos emocionantes e que comprovam a credibilidade da ideia.

Superação

“Uma moça que trabalhava comigo passou pela metodologia e descobriu que ama fazer doces. Hoje ela ganha muito mais dinheiro do que ganhava aqui. Isso é muito bacana. A criatividade é algo essencial para quem deseja empreender”.

Ele também ressalta que apesar do processo ser executado de forma lúdica por meio do Lego,  o método é embasado cientificamente.

“É uma grande experiência revestida em uma brincadeira. Existe um respaldo de conhecimento científico. O Lego Serious Play está baseado tanto no construtivismo e construcionismo. Isso tudo de uma certa forma respalda o projeto”.

Metodologia salvou Lego da falência

Responsável por salvar a empresa Lego da falência na década de 90, a metodologia Lego Serious Play foge da ideia de treinamentos comuns como palestras e testes vocacionais, encontrados principalmente na Internet. A ideia  é fazer com que o próprio indivíduo descubra as suas habilidades através de exercícios práticos repassados pelo facilitador, onde são identificados traços da personalidade e suas competências.

De acordo com Durval, além de contribuir para a análise, a metodologia pode ser usada de outras formas, que envolve, por exemplo, o planejamento estratégico de uma empresa.

“Existem algumas peças de conexão que  podemos analisar que tipo de risco aquela empresa está correndo do ambiente interno e externo. É possível também prototipar novos produtos e serviços e simular isso na mesa”, explicou Neto.

Serviço

Atividade:  Autocon pelo Lego Serious Play
Datas: 17 de outubro (para jovens de 14 a 18 anos) e 31 de outubro (para adultos e empresas)
Preço:  R$ 810 para adultos (8h) e R$ 500 para jovens (5h)