Publicidade
Cotidiano
Saúde

Lente de contato dental: a solução para 'sorrir sem vergonha' e levantar a autoestima

"As lentes são uma solução estética que serve para corrigir pequenas imperfeições como o espaço natural entre os dentes, aumentar o tamanho e alterar a cor", explica a especialista em Odontologia estética, Mirella Gonçalves 07/05/2016 às 18:55 - Atualizado em 09/05/2016 às 15:41
Show 1078950
As lentes são confeccionadas uma a uma, para serem ‘coladas’ nos dentes Foto: Reprodução/ Internet
Mayrlla Motta Manaus (AM)

Todos querem ter um belo sorriso, principalmente se levarmos em consideração a capacidade que ele tem de levantar nossa autoestima, justamente por liberar endorfina, o hormônio da felicidade.  Diante disso, muitas pessoas chegam aos consultórios odontológicos e questionam: O que fazer para ter um sorriso perfeito? 

E um dos procedimentos que propiciam essa realização e é destaque no ramo odontológico são as lentes de contato dental, fabricadas com material à base de dissilicato de lítio ou cerâmica feldspática. “As lentes são uma solução estética que serve para corrigir pequenas imperfeições como o diastema (espaço natural entre os dentes), dentes desalinhados, aumentar o tamanho e alterar a cor”, explica a especialista em Odontologia estética, Mirella Gonçalves.  

De acordo com ela, as lentes de contato, encontradas no mercado entre R$ 2500 a R$ 5000, são confeccionadas uma a uma, para serem ‘coladas’ nos decontato.É um processo delicado e artesanal de escultura, montagem e confecção, pois são estruturas de cerca de 0,3 mm a 0, 5mm de espessura. Elas tem durabilidade de dez anos, desde que a higiene oral seja mantida adequadamente”, diz. 

Em Manaus, o dentista Bruno Braga Leite confecciona as lentes de contato.

Na prática

Para atingir o sucesso desejado pelo paciente, antes é necessário um exame detalhado. “A avaliação deve ser feita pelo cirurgião dentista, que diagnosticará se o procedimento é adequado e atende às expectativas do paciente”, disse a especialista em smile designer. Na prática, “o processo se inicia com fotos e a moldagem dos dentes do paciente para a realização do Designer do Sorriso através de um planejamento digital”, explica Mirella. “A partir desse projeto faz-se o enceramento de diagnóstico para realizar uma simulação por meio da técnica de mock-up (demonstração) permitindo ao paciente vislumbrar como seu sorriso vai ficar com as lentes de contato. Chamamos isso de teste drive”, complementa.

“Após a aprovação do paciente e análises funcionais como oclusão e lateralidade pelo cirurgião dentista, se necessário faz-se o preparo que deve ser minimamente invasivo para melhor inserção da lente. E assim encaminha para o ceramista (profissional técnico em prótese dental – TPD) que confecciona a lente de cerâmica que vai ser ‘colada’ sobre os dentes”, expressa a especialista também em aperfeiçoamento em planejamento digital do sorriso e lente de contato dental pela Frezzato. 
Feito o procedimento estético, a manutenção deve ser feita de seis em seis meses.  

Contra indicações

Segundo a dentista, o procedimento não é recomendado para dentes com cárie, doença periodontal e dentes severamente mal posicionados. “No caso do bruxismo (ranger dos dentes) deve ser analisado o grau da contra indicação e em alguns casos pode ser indicada uma placa miorelaxante”, enfatiza. 
Outra dúvida constante por parte dos pacientes são os dentes sensíveis. Mirella orienta que deve ser verificada a causa da sensibilidade e esta deve ser tratada antes do procedimento estético. 
 
Resultado positivo

Para a jornalista e apresentadora, Nathália Nascimento, a técnica foi a solução para ter os dentes ainda mais brancos. “Sempre fui fissurada em ter os dentes bem brancos. E com o clareamento sei que não seria possível chegar à cor desejada. Então resolvi optar pelo uso das lentes de contato, por causa da cor e para ajustar um canino”, conta.

Nathália recorreu ao método estético em janeiro deste ano. “No começo, me olhava no espelho e estranhava um pouco, mas logo depois acostumei. Amei o resultado, pois fiquei com o sorriso perfeito”, disse. 

Esse também é o caso da fashionista Karen Viviane, que há seis meses aderiu ao método estético, feito pelo dentista Maurício Ferreira. “Antes eu não gostava dos meus dentes e isso me impedia de sorrir. Comecei a trabalhar com a minha imagem e percebi que precisava ser mais carismática, afinal de contas o sorriso é o nosso cartão de visita”, enfatiza. 

Para ela, depois de colocar as lentes dentais tudo mudou. “Melhorou minha vida profissional. Conquistei mais clientes e fiquei com mais carisma”, disse a design de moda e autora do insta blog @Kvfashionblog.