Publicidade
Cotidiano
Notícias

Locais de prova do Enem podem ser consultados a partir desta quarta-feira

Para acessar o cartão no site do Enem, é preciso informar o número do CPF e a senha de cadastro. A senha pode ser recuperada no próprio site 09/10/2012 às 12:19
Show 1
Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais
Thais Leitão - Agência Brasil ---

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar a partir desta quarta-feira (10), os locais em que farão as provas este ano, por meio dos cartões de confirmação que estarão disponibilizados no site do Enem. O documento também passa a ser distribuído pelos Correios a partir dessa quarta-feira, com previsão de entrega no endereço informado pelo participante até 26 de outubro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, se o candidato não receber o cartão em casa e não conseguir imprimir o documento por meio do site, pode obter a informação por meio de ligação ao telefone 0800 616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou telefone público.

Para acessar o cartão no site do Enem, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site. Cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer o Enem em 2012.

O cartão de confirmação deve ser levado no dia da prova pelos estudantes, juntamente com um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Os dados que o compõem são: número de inscrição; data, hora e local das provas; indicação do atendimento diferenciado ou do atendimento específico solicitado, e língua estrangeira escolhida pelo estudante.

Os candidatos que solicitaram atendimento especial podem saber como será a aplicação de suas provas no mesmo site, por meio de uma nota técnica que traz orientações aos participantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou mobilidade reduzida. Esses estudantes poderão contar com tempo adicional, durante o exame, de 60 minutos, dependendo do tipo e do grau de suas deficiências. Ao todo, 28,3 mil candidatos com deficiência solicitaram atendimento especial.

Pelo calendário do Inep, no dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias; e no dia 4 de novembro, os candidatos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; de matemática e suas tecnologias; e de redação. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados para 28 de dezembro.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.