Publicidade
Cotidiano
Notícias

Maioria de balneários em Manaus estão liberados aos banhistas

No período do feriado por conta das festas de final de ano, os manauenses que quiserem desfrutar desse tipo de lazer podem ficar tranquilos em relação à qualidade das águas 22/12/2012 às 10:55
Show 1
Praia Dourada é um dos pontos que estão em boas condições
A Crítica Manaus, Am

Balneários como a Praia do Tupé, Praia da Lua, Praia Dourada e a orla do bairro de Educandos são considerados próprios para banhos, conforme o resultado do teste de balneabilidade feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Desta forma, no período do  feriado por conta das festas de final de ano, os manauenses que quiserem desfrutar desse tipo de lazer podem ficar tranquilos em relação à qualidade das águas.

A chefe da Divisão de Monitoramento de Águas da Semmas, Stiffanny Saraiva, explicou que, nesta época do ano, por conta do período da vazante, 12 pontos são monitorados pelo órgão municipal, entre os quais a Praia do Tupé, da Lua, Dourada, São Raimundo e Centro.

No período de enchente do rio, os pontos monitorados pela Semmas em Manaus chegam a 16. Segundo a chefe da Divisão de Monitoramento de Águas, a análise é feita em diversos pontos dos balneários escolhidos e áreas do entorno, totalizando 22 pontos de coleta.

Resolução

A Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de nº 274/2000, que assegura as condições de balneabilidade, define que o parâmetro indicador básico para a classificação das águas em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais presente na amostra coletada. O local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 1 mil coliformes fecais (termotolerantes) ou 800 Escherichia Coli, para cada 100 mililitros de água coletada.

De acordo com o que determina o art. 5º da Resolução do Conama, a amostragem deve ser feita em local que apresente uma profundidade média de pelo menos um metro.