Publicidade
Cotidiano
OPORTUNIDADE

Sisu 2018 oferta mais de 3 mil vagas para graduações no Amazonas

Ufam e Ifam disponibilizam juntas 2.503 vagas para Manaus e 825 para interior do Estado. Veja como disputar as vagas 23/01/2018 às 07:13 - Atualizado em 23/01/2018 às 09:58
Show sisu
Inscrições começaram à 0h desta terça-feira (23). Foto: Reprodução/Internet
Vitor Gavirati Manaus (AM)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 oferece 3.328 vagas no Estado do Amazonas para cursos tecnológicos, bacharelados e licenciaturas. Do total, 2.503 são para Manaus e 825 estão distribuídas entre os municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. No Sisu, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As oportunidades no Estado são ofertadas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Este ano, a Ufam disponibiliza 2.720 vagas, sendo 1.895 para os campi da capital e 825 distribuídas no interior do Estado. O Ifam oferece 608 vagas para as três unidades de Manaus.

Nesta edição do Sisu são ofertadas, em todo o País, 239.716 vagas. A quantidade disponibilizada pelas instituições do Amazonas corresponde a apenas 1,38% do total de vagas anunciadas pelo sistema. Os candidatos têm 58 opções de graduação, entre licenciaturas e bacharelados, para escolher caso queiram estudar em algum campus da Ufam na capital do Estado. Pelo Ifam estão disponíveis 17 cursos, dos quais 8 são tecnológicos.

O curso de Administração, com aulas na sede da Ufam, em Manaus, é o que mais oferta vagas no Amazonas: 112 no total. O tecnológico em Agroecologia, que funciona no campus do Ifam na Zona Leste da capital, com 8 vagas, é o que vai admitir a menor quantidade de alunos.

Na capital, quase todos os cursos têm previsão de início ainda para o primeiro semestre de 2018. As exceções são Medicina e Fisioterapia, ofertados pela Ufam, que devem receber os novos alunos na segunda metade do ano. As vagas do interior do Amazonas são para turmas com início das aulas previsto também para o segundo semestre.

Itacoatiara tem mais vagas

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), campus da Ufam no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), é a unidade do interior do Amazonas que mais vai admitir alunos via Sisu 2018. No Icet, 225 vagas estão divididas entre as nove graduações que funcionam na instituição.


O Icet em Itacoatiara (Foto: Divulgação)

Parintins (a 369 quilômetros da capital), com 165 vagas distribuídas entre sete cursos, aparece na sequência. Com 6 graduações, Benjamin Constant (a 1.118 quilômetros) e Humaitá (a 590 quilômetros), oferecem 150 vagas cada. Coari (a 363 quilômetros) fecha a lista do interior disponibilizando 135 vagas divididas entre seis cursos.

Alunos do AM ganham bônus

As inscrições para o Sisu 2018 foram antecipadas e começaram à 0h desta terça-feira (23), seguindo até o dia 26 de janeiro. Pode concorrer quem fez a prova em 2017 e obteve nota acima de zero na redação.

Metade das vagas ofertadas no Sisu 2018, são divididas entre candidatos negros, pardos, índigenas, com deficiência, de baixa renda e os que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). A outra parte é destinada aos demais candidatos, a chamada “Ampla Concorrência”.

Independentemente dos fatores racial e socioeconômico, a Lei de Cotas beneficia exclusivamente estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

A população amazonense pode ter ainda uma outra vantagem na disputa por um lugar na Ufam. Graças a uma resolução de 2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da universidade, a Ufam dá bônus de 4,85% na nota dos candidatos que cursaram o Ensino Médio em colégios do Amazonas e concorrem a vagas na modalidade Ampla Concorrência.

Como se inscrever

Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu. O candidato precisa ter em mãos número de inscrição e senha de cadastro no Enem 2017.

Ao ingressar no sistema, ele deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar as opções durante todo o período de inscrição. Somente será considerada válida a última alteração confirmada.


Home do site Sisu 2018 (Foto: Reprodução/Internet)

São ofertadas vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Dessas, 30 são instituições públicas estaduais: um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades; 100 são públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade,36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 61 universidades.

O resultado da chamada regular está previsto para 29 de janeiro e o período de matrícula vai de 30 de janeiro até 1º de fevereiro. Já o prazo para participar da lista de espera é de 29 de janeiro até 7 de fevereiro, sendo necessário que o candidato manifeste interesse em participar dela. A convocação da lista de espera está prevista para 9 de fevereiro.

LEIA MAIS

Ufam é a federal do Norte que mais registra suspeita de fraudes no sistema de cotas

Fraudes em cotas da Ufam envolvem alunos que estudaram em colégios particulares