Publicidade
Cotidiano
Notícias

Mais uma apreensão de madeira ilegal pelo Batalhão Ambiental nesse domingo (15)

Essa foi a segunda apreensão do dia, os 100 metros cúbicos de madeira vinham do baixo Amazonas. A madeira estava sendo transportada pela embarcação ‘Capivara’ 16/01/2012 às 12:05
Show 1
A madeira foi encaminhada para a base do Batalhão no porto do São Raimundo
Joelma Muniz e Cassandra Castro Manaus

Mais 100 metros cúbicos de madeira ilegal foram apreendidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental na noite deste domingo (15). durante a operação Boina Verde que teve início na última sexta-feira(13). A madeira vinha do baixo Amazonas, e estava sendo transportada pela  balsa D. Maria e o  empurrador ‘Capivara’. A embarcação vinha do município de Novo Aripuanã e trazia madeira. A quantidade total da madeira apreendida ainda estava sendo medida na manhã desta segunda-feira(16), na base do Batalhão Ambiental em Manaus.

De acordo com o sargento Natanael Freire, comandante da Operação Boina Verde, os policiais fizeram a abordagem da balsa e solicitaram do encarregado pelo transporte o Documento de Origem Florestal(DOF). O homem apresentou uma declaração da Secretaria de Meio Ambiente do município que informava que a madeira seria de aproveitamento.  O documento tem data de 19 de maio de 2011. Segundo o comandante da operação, a declaração não tem validade sem o DOF. " Além disso, conta o sargento, não é de competência da Secretaria de Meio Ambiente liberar madeira".

A balsa, o empurrador e a madeira foram apreendidos. O responsável pelo transporte do material, Antônio Palheta de Assis e o dono da madeira, Arimar Oliveira da Silva, foram ouvidos na Delegacia do Meio Ambiente.  O dono da madeira alegou que ela teria sido comprada em duas serrarias como madeira de aproveitamento.

Outra apreensão

A primeira apreensão do dia aconteceu na manhã deste domingo, onde 20 metros cúbicos de madeira foram encontrados na embarcação Sérgio Neto I.