Publicidade
Cotidiano
Notícias

Manaus recebe ações da campanha nacional de prevenção na dor na coluna

O objetivo da Campanha Nacional de Prevenção de Dor na Coluna é tornar a prevenção acessível ao público, de todas as idades e perfis sociais 02/02/2013 às 16:02
Show 1
O objetivo da Campanha Nacional de Prevenção de Dor na Coluna é tornar a prevenção acessível ao público, de todas as idades e perfis sociais
acritica.com Manaus

Neste sábado (2) e domingo (3) uma ação coordenada pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), recebe atividades da Campanha Nacional de Prevenção de Dor na Coluna, no calçadão da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

Serão realizadas atividades de orientação, divulgação e distribuição de cartilhas com exercícios e orientações de fisioterapeutas, com o objetivo de tornar a prevenção acessível ao público, de todas as idades e perfis sociais.

No sábado, a campanha vai de 7h30 às 10h, retornando à tarde, de 17h às 19h. No domingo, acontece de 7h30 às 11h. No local serão praticados exercícios que dão adeus aos maus hábitos posturais, além de consultas gratuitas de pressão arterial, demonstração de exercícios e orientações de fisioterapeutas. As cartilhas podem ser acessadas no site http://tratamento.herniadedisco.com.br/cartilha/.

Segundo dados do IBGE, no Brasil a dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 80% da população terá, pelo menos, um episódio de dor na coluna durante a vida.

A ação ocorrerá simultaneamente em 30 cidades de todo o Brasil, com fisioterapeutas para tirar dúvidas da população. A realização é da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRColuna), em parceria com o Instituto Physio Vida/ITC Vertebral Manaus.