Publicidade
Cotidiano
Notícias

Matrículas para novos alunos da rede pública começam neste domingo (17) via internet

De acordo com o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, 169.211 vagas foram disponibilizadas para o ingresso de novos alunos na rede pública 16/01/2016 às 14:43
Show 1
Cerca de 127.228 vagas serão oferecidas pela Seduc e 41.983 vagas pela Semed
acritica.com* Manaus (AM)

A partir da meia-noite deste domingo, dia 17 de janeiro, os pais ou responsáveis por estudantes que não fizeram parte da rede pública de ensino no ano de 2015 poderão fazer as solicitações de matrículas para o ano letivo de 2016. As vagas para novos alunos poderão ser solicitadas e viabilizadas acessando o site: www.matriculas.am.gov.br

Por meio do site, a partir deste domingo, o sistema estará aberto para a solicitação de matrículas para novos alunos em todas as etapas da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), ensino médio (do 1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

As vagas, segundo a coordenação de matrículas, estarão abertas para os que desejam ingressar, em 2016, como novo aluno, em escolas públicas estaduais, administradas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e escolas públicas municipais, administradas pela Secretaria Municipal de Manaus (Semed/Manaus).

De acordo com o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, 169.211 vagas foram disponibilizadas para o ingresso de novos alunos na rede pública. Deste total, 127.228 serão oferecidas pela Seduc e 41.983 vagas pela Semed.

De acordo com o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, a partir das novas vagas que serão disponibilizadas pelo Governo do Estado (127.228), a rede estadual de ensino crescerá 16,5% em relação à capacidade atendida em 2015. “Destas novas vagas em todo o Amazonas, 8.400 serão abertas com a inauguração de três novas escolas construídas na área de expansão da cidade de Manaus, instaladas na comunidade Lago Azul, conjunto Viver Melhor e conjunto Cidadão 10”, informou o secretário da Seduc.

Passo a passo

Para solicitar vagas para novos alunos na rede pública, basta ao pai ou responsável, acessar a partir da meia-noite deste domingo, dia 17, o site, informar um conjunto de dados pessoais e escolares do aluno, apontar a escola desejada, imprimir a via de confirmação e entregá-la na unidade de ensino em que o aluno pretende estudar em 2016, no prazo de até três dias úteis.

De acordo com a responsável pela coordenação de matrículas pela Seduc, Silvana Morais, o sistema para solicitações de novas vagas será aberto à meia-noite de domingo, no entanto, para agilizar o processo, as pessoas já podem acessar o site e realizar o pré-cadastro do aluno. “Desta forma, com o cadastro já realizado, a partir de domingo a requisição de vagas será muito mais ágil”, afirmou Silvana Morais, ressaltando que após a solicitação de vaga, cujo serviço estará disponível a partir de domingo no site, a pessoa precisa, obrigatoriamente, entregar o documento de inscrição e documentos do alunos na escola em que conquistou a vaga, em até três dias úteis.

Opção presencial

Os que desejarem solicitar novas vagas de forma presencial também poderão se dirigir a qualquer uma das escolas da Seduc ou Semed, independente de ser ou não a escola que estudou ou que pretende ingressar e solicitar o atendimento.

Conforme a coordenação de matrículas, a opção pelo atendimento presencial tem prazos diferentes do atendimento via internet.

“Enquanto o processo pela internet por meio do site www.matriculas.am.gov.br se inicia no domingo para todas as etapas do ensino, o atendimento presencial tem um cronograma diferente: para o ensino infantil, de 18 a 22 de janeiro; para o ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e EJA (do 1º ao 5º ano) de 19 a 22 de janeiro; para o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e EJA (do 6º ao 9º ano) de 20 a 22 de janeiro e ensino médio e EJA (ensino médio) nos dia 21 e 22 de janeiro”, informou Silvana Morais.

Internet

Embora exista a garantia do atendimento presencial, o secretário da Seduc, Rossieli Soares, lembrou que é mais vantajoso optar pelo atendimento via internet.

“Embora ainda exista a cultura de se fazer a requisição de forma presencial nas escolas, ano a ano, as pessoas vão percebendo que o serviço via internet é mais proveitoso, trazendo, inclusive maiores vantagens do que a opção presencial”, afirmou o secretário, lembrando que para o ensino médio, por exemplo, o atendimento presencial será iniciado no dia 21, mas pela internet pode ser feito a partir do dia 17 de janeiro.

*Com informações da assessoria de imprensa